Últimas Notícias

Descubra os principais acontecimentos do Império Romano em uma breve linha do tempo

Descubra os principais acontecimentos do Império Romano em uma breve linha do tempo

O cursinho para enem é a melhor forma para se preparar para a prova. Os estudantes que vão fazer a prova precisam estar atentos aos temas presentes da avaliação. Um deles é a história do Império Romano, uma das maiores civilizaçõés da história ocidental.

Descubra os principais acontecimentos do Império Romano em uma breve linha do tempo

Para compreender um pouco deste período e se sair bem no exame, acompanhe a seguir os principais eventos. 

Resumo do Império Romano 

Durante cinco séculos de 27 A.C. até o 476 D.C, o poder político estava acima de tudo e era regido por um imperador. Naquela época iniciou o mandado com o Otaviano Augusto e finalizou com Constantino XI.

Neste período, o império fazia parte da República Romana, assim toda a cidade de Roma era governada por um imperador. Com este cenário, o Império Romano conseguiu ter o poder de mais de seis milhões de quilômetros quadrados, além do domínio de toda essa população.

Para garantir o reinado,  o exército servia como posse dos locais conquistados, seja com golpes militares ou por meio das conquistas. Assim, todo povo era escravizado e servia a Roma que tinha um governante com cargo vitalício.

Logo, o Império Romano foi dividido para garantir uma melhora administração do poder, sendo o lado do Ocidente com a capital Roma e Império Romano do Oriente, com Bizâncio sendo a capital.

Principais imperadores 

Durante o Império Romano, houve os seguintes imperadores:

  • Otaviano Augusto: o primeiro imperador de Roma que garantiu a conquista de diversos territórios;
  • Cláudio: o seu sucesso foi conquistar uma parte da Grã-Bretanha;
  • Nero: com fama de louco, o imperador assassinou a mãe e irmã e condenou diversos cristãos;
  • Tito: sua fama cresceu devido à destruição do tempo do Rei Salomão;
  • Trajano: devido ao sucesso pela suas conquistas, Trajano em seu governo conquistou uma maior extensão;
  • Adriano: criou a Muralha de Adriano no norte da Grã-Bretanha para lidar contra os bárbaros;
  • Diocleciano: fez com que o império fosse dividido entre a parte oriental e ocidental;
  • Constantino: proibiu a perseguição aos cristãos e uniu o império e fez com que Bizâncio fosse a capital, que logo foi batizada de Constantinopla;
  • Rômulo Augusto: último imperador de Roma,
  • Constantino XI: último imperador do Império Romano Oriental e morreu defendendo a cidade contra os turcos.

Dinastias do Império Romano 

Quem está se preparando para a prova, também deve entender um pouco das dinastias. As dinásticas surgiram no Alto Império (27 A.C. a 235 D.C) como forma escravista, além passar por um período de grande estabilidade política.

Durante este tempo a ideia era garantir que as elites das províncias ficassem próximas ao centro do Império. Na época, as principais dinastias que vigoravam foram:

  • Dinastia Júlio-Claudiana: disputa pelo poder e conquistas com ações imorais;
  • Dinastia dos Flávios: grandes obras e repressão aos judeus da Palestina;
  • Dinastia dos Antoninos: estabilidade e prosperidades nas classes dominantes,
  • Dinastia dos Severos: decadência do Império devido a pressão dos bárbaros, crises e o fim das conquistas territoriais.

Cursinho para enem: Causas do Império Romano 

O declínio do Império Romano ocorreu por diversos fatores, mas a dificuldade em administrações trouxe problemas na gestão, além da corrupção.

No entanto, o grande valor dos impostos, com custo elevado para manter pontes, aquedutos, estádios e banhos públicos fez o aumento dos impostos para a população. O crescimento do cristianismo, também foi um dos fatores para a queda e virou um perigo para a ordem social romana.

Além disso, a escassez dos escravos fez diminuir as conquistas de novos territórios o que prejudicou a renovação de escravos. Por fim, as invasões bárbaras também contribuíram para a queda.

Estes foram alguns dos fatores que influenciaram a queda, com as dicas acima é possível ter uma base de como foi este período. Siga as dicas e boa prova!