FENICS 2019 - ACI

Obtenha mais clientes com a sua ficha do Google

Inicio » Arruda » Coluna da Jerusia Arruda – Fronteira Fechada

Coluna da Jerusia Arruda – Fronteira Fechada

Coluna da Jerusia Arruda – Fronteira Fechada

FRONTEIRA FECHADA

O presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, anunciou que a partir das 20h desta quinta-feira (21) será fechada a fronteira terrestre com o Brasil e a realização de um “grande show” de música na área que faz divisa com a Colômbia. Ele avalia também o fechamento da fronteira colombiana, na qual está a cidade Cúcuta, que centraliza os repasses de doações para os venezuelanos.

ACORDO PRELIMINAR

A Vale assinou um Acordo Preliminar para antecipar os pagamentos emergenciais a todos os moradores de Brumadinho. Segundo a mineradora serão beneficiadas as comunidades que vivem até um quilômetro do leito do Rio Paraopeba, de Brumadinho a Pompéu, na represa de Retiro Baixo. Entre outras medidas, o acordo estabelece o adiantamento da indenização por meio de pagamentos mensais, pelo prazo de um ano. Os valores serão de um salário-mínimo por adulto; meio salário-mínimo por adolescente; e um quarto do valor do salário-mínimo para crianças. Até agora, o número de pessoas mortas na catástrofe é de 171. Outras 139 pessoas seguem desaparecidas.

ENCONTRO COM GOVERNADORES

Governadores se reuniram na quarta-feira com o ministro da Economia, Paulo Guedes, em Brasília, para falar sobre a reforma da Previdência, apresentada pelo presidente Jair Bolsonaro. Eles deixaram o encontro defendendo a necessidade de alterações para que o texto seja aprovado pelo Congresso, e de se discutir medidas para reequilibrar as contas públicas dos estados. Foi formado um grupo de trabalho que vai reunir as propostas de cada estado para as mudanças que serão levadas ao governo federal, entre o fim de março e o início de abril.

ALINHAMENTO

Na próxima segunda-feira (25), o vice-presidente da República, Hamilton Mourão, irá para Colômbia representar o Brasil no Grupo de Lima (que reúne 14 países), em um encontro em Bogotá, onde serão discutidos s os desdobramentos da crise na Venezuela e o fechamento da fonteira com o Brasil. O encontro será comandado pelo presidente colombiano, Iván Duque, e também contará com a presença do vice-presidente norte-americano, Mike Pence.

COMBATE AO TERRORISMO

O Senado Federal aprovou na quarta-feira o projeto que determina o bloqueio imediato de bens de pessoas e entidades investigadas ou acusadas por terrorismo. A proposta segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. A legislação brasileira previa a necessidade de ação judicial para fazer o bloqueio de ativos, o que foi criticado pelo conselho da ONU devido à demora.

 

Jerusia Arruda
Jerusia Arruda

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *