NordVPN 75% OFF

Vaga no Bolso
Inicio » Educação » IFNMG – Abertas mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos em cinco cidades

IFNMG – Abertas mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos em cinco cidades

IFNMG – Abertas mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos em cinco cidades

O IFNMG publicou nesta quinta-feira, 4 de abril, o Edital nº 52/2019 do Processo Seletivo para o 2º semestre de 2019, com oferta de vagas em cursos técnicos nos Campi Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. São cursos na modalidade concomitante, ou seja, para quem está cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em outra escola, e na modalidade subsequente, para quem já terminou o ensino médio.

IFNMG - Abertas mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos em cinco cidades
IFNMG – Abertas mais de 400 vagas para cursos técnicos gratuitos em cinco cidades

No total, são ofertadas mais de 400 vagas (confira quadro abaixo), sendo 50% reservadas para candidatos vindos de escolas públicas, distribuídas entre candidatos de baixa renda, autodeclarados pretos, pardos e indígenas e pessoas com deficiência.

Inscrição

A inscrição no Processo Seletivo deve ser feita neste portal eletrônico (em link a ser oportunamente disponibilizado), de 10 de abril, próxima quarta-feira, até 5 de maio. O candidato que não tiver acesso a computador ou Internet poderá realizar sua inscrição nas unidades do IFNMG que estão com vagas abertas, nos dias e horários informados Edital nº 52/2019. 

No momento da inscrição, o candidato terá a  oportunidade de fazer uma segunda opção de curso, indicada no campo próprio da ficha de inscrição, dentre os cursos de mesmo nível/modalidade oferecidos pelo campus escolhido.

Taxa e isenção

A taxa de inscrição é de R$ 15,00, mas os candidatos de baixa renda poderão pedir isenção dessa taxa, no período de 10 a 17 de abril. O IFNMG assegura isenção total do pagamento para aqueles que comprovarem possuir inscrição no CadÚnico, que é o Cadastro Único para Programas Sociais do governo federal. E, além disso, é necessário que o candidato comprove renda familiar per capita igual ou inferior a um salário-mínimo e meio. Isso significa que a soma das rendas de todos os membros da família dividida pelo número de integrantes dessa família tem que dar um resultado igual ou menor ao valor de salário-mínimo e meio, ou seja, R$ 1.497. A comprovação da renda também será feita por meio do CadÚnico.

Prova

A prova do Processo Seletivo do IFNMG será aplicada no dia 2 de junho, na parte da tarde, das 15h às 17h, nas cidades de Januária, Montes Claros, Pirapora, Porteirinha e Teófilo Otoni. As provas também poderão ser realizadas nas seguintes cidades: Japonvar, Manga, São Francisco, Francisco Sá e Grão Mogol. Devendo o candidato optar pelo município de realização da prova no ato da inscrição, sendo possível a escolha de uma segunda cidade para realização. Contudo, o IFNMG tem o direito de não aplicar provas nas cidades onde o número de inscritos for inferior a 20 candidatos. 

Serão 20 questões de múltipla escolha, sendo 10 de Língua Portuguesa e 10 de Matemática. O conteúdo programático está disponível no Edital nº 52/2019. 

Acesse aqui o edital do Processo Seletivo. 

Descomplica aí”

Confira também, no canal do IFNMG no Youtube, os vídeos da série “Descomplica aí”, que esclarecem dúvidas comuns dos candidatos que participam dos processos de seleção do Instituto. Os vídeos começaram a ser publicados na semana passada e serão lançados na medida em que evoluir o cronograma do Processo Seletivo, para esclarecer pontos específicos do edital sobre cada etapa. Os dois primeiros já estão no ar:

Eba!!!Tem vaga aberta pra curso técnico!

O IFNMG é de graça mesmo?

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

NordVPN 75% OFF