NordVPN 75% OFF
Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Vantagens do Google Drive e outros dispositivos em nuvem

Vantagens do Google Drive e outros dispositivos em nuvem

Um dos dispositivos que são protagonistas nessa era da computação na nuvem foi desenvolvido pelo Google.

Até há algum tempo o armazenamento de arquivos era feito em diversos dispositivos. Quem queria guardar textos, imagens, músicas e vídeos lotava disquetes ou CDs, sendo que tais dispositivos nem sempre eram eficientes e seguros.

Atualmente, o acúmulo de informação é uma realidade, e por conta disso até surgiram os famosos HDs externos e também os pen-drives, que já tinham mais capacidade de armazenamento.

No entanto, para facilitar ainda mais o trabalho de qualquer profissional que precisa compartilhar, armazenar e até produzir arquivos dos mais variados formatos, surgiu a Cloud Computing.

Em se tratando de gerenciamento de atividades diárias envolvendo diversas mídias, a Cloud Computing é uma tecnologia que “caiu do céu” ou, com o perdão do trocadilho infame, ela na verdade fica por lá mesmo.

Cloud Computing, que em português literalmente significa Computação em Nuvem, implica na capacidade de guardar e compartilhar vários tipos de arquivos por meio da própria internet.

Sendo assim, planilhas, gráficos, textos em Word, PDFs, imagens dos mais variados formatos e também conteúdo de áudio e vídeo, tudo isso pode ser armazenado na web, ou seja, na nuvem.

Como o Google Drive pode ajudar você

Um dos dispositivos que são protagonistas nessa era da computação na nuvem foi desenvolvido pelo Google. Ele é o Google Drive. Se você tem uma conta no Google (e com certeza tem) você pode utilizá-lo.

É óbvio que para você usufruir de toda a capacidade de armazenamento que o Google Drive disponibiliza é preciso pagar um plano para a empresa, porém, mesmo em sua versão gratuita ele já é de grande ajuda.

Mas como o Google Drive pode ajudar você? Simples, digamos que você tenha um blog profissional onde você posta seus textos, vídeos e outros tipos de conteúdo.

Você pode utilizar esse serviço para guardar textos para possíveis postagens, bem como armazenar fotos para essas postagens. A vantagem é que para acessar esses arquivos armazenados, basta acessar a internet e entrar na sua conta do Google.

E por falar em hospedagem e blogs, há também a hospedagem cloud, que nada mais é do que o serviço de hospedagem de sites que se utiliza da tecnologia em nuvem.

Já para as empresas, esse sistema de compartilhamento é um alívio para o bolso dos empreendedores, pois graças a ele não é necessário abrir a carteira para gastar com HDs mais espaçosos, afinal, todos os arquivos ficam armazenados na nuvem.

E por estarem na internet, todos os integrantes da equipe podem acessá-los sempre que possível e quando quiserem. Sendo assim, se um dos funcionários está em uma viagem e necessita consultar uma planilha, basta acessar a internet e entrar na conta do Google Drive.

Além disso, há outro recurso muito útil, que é o compartilhamento de arquivos. Dessa maneira você pode compartilhar textos, planilhas, fotos e vídeos com todos os membros da sua equipe de trabalho.

Outros dispositivos em nuvem

Mas não é apenas o Google Drive que está na nuvem à sua disposição. Você já ouviu falar no Dropbox? Ele também conta com capacidade de armazenamento e compartilhamento, economizando o tempo e o espaço dos usuários.

Ele foi um dos primeiros a desbravar os caminhos para que você possa depositar os seus arquivos na nuvem. Entre algumas das suas características estão a possibilidade de sincronização com dispositivos móveis e compartilhamento de arquivos por meio de links diretos.

O Dropbox é bastante colaborativo e permite compartilhar arquivos grandes, tais como do PowerPoint e Photoshop. Além disso, ele tem o recurso chamado Dropbox Paper, em que os integrantes da equipe trabalhem em tempo real, distribuindo tarefas e criando listas.

Além do Dropbox vale a pena conhecer mais alguns dispositivos na nuvem aptos a agilizar as suas tarefas diárias. Veja mais alguns.

JumpShare

O JumpShare É um aplicativo que além de permitir o compartilhamento de arquivos, também é muito eficiente atuando na captura de telas.

Em um momento inicial, apenas 2GB são oferecidos de forma gratuita para os usuários, porém para obter mais capacidade é necessário contar com planos pagos.

Ele, assim como os outros dispositivos, também é intuitivo, priorizando facilitar ao máximo as ações dos usuários.

OneDrive

Até a um tempo era chamado de SkyDrive, mas hoje ele atende pelo nome de OneDrive e é o serviço na nuvem disponibilizado pela Microsoft.

Por meio dele é possível efetuar o armazenamento de qualquer arquivo (texto, imagem, vídeos, etc.) utilizando para isso uma conta da Microsoft.

Ele é um sistema fácil de usar e, apresenta como uma das suas vantagens, a possibilidade de recuperar arquivos deletados, recurso ideal para evitar o desespero dos apressadinhos que, por acidente, apagaram algum documento importante.

Conclusão

A tecnologia em nuvem é o novo passo da tecnologia tornando o nosso dia a dia mais rápido e mais fácil de ser administrado.

Portanto, seja você um blogueiro freelancer ou o administrador de uma grande empresa, vale a pena ter à disposição uma das ferramentas citadas. Com elas o seu trabalho estará bem protegido e guardado.

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *