Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – A cidade de Montes Claros é a sexta cidade de Minas em número de Microempreendedores Individuais

Montes Claros – A cidade de Montes Claros é a sexta cidade de Minas em número de Microempreendedores Individuais

Montes Claros – A cidade de Montes Claros é a sexta cidade de Minas em número de Microempreendedores Individuais

Montes Claros – Com cerca de 11% dos formalizados de todo o país, Minas Gerais com 953 MEI é o terceiro estado do país no ranking de Microempreendedores Individuais, atrás apenas de São Paulo (2,2 milhões MEI) e Rio de Janeiro (964 mil MEI).

Montes Claros - A cidade de Montes Claros é a sexta cidade de Minas em número de Microempreendedores Individuais
Montes Claros – A cidade de Montes Claros é a sexta cidade de Minas em número de Microempreendedores Individuais

 

“Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de MEI, influenciado, principalmente, pelos grandes índices de desemprego, fazendo com muitas pessoas encontrassem no empreendedorismo uma fonte de renda para o sustenta da família”, justifica a analista do Sebrae Minas Viviane Soares.

Na semana da realização da Semana, que acontece de 20 a 24 de maio, em todo o país, o Sebrae Minas divulga levantamento sobre cidades, atividades, setores e regionais com maior concentração de formalizados.

Segundo o estudo, Montes Claros é a sexta cidade do estado em número de MEIs, com 17.798 formalizados, na sequência aparecem Janaúba (2.438); Pirapora (1960); Salinas (1882); Taiobeiras (1650) e Januária (1424). Em toda regional Norte de Minas estão registrados 45.538 microempreendedores individuais, o que representa 1,9% do total do estado.

Os setores de serviço e comércio somam juntos 700 mil formalizados, 73,5% dos MEI no estado. As atividades que lideram o ranking de formalização são: cabelereiro (84 mil MEI), comércio varejista de artigos do vestuário e acessórios (73 mil MEI), obras de alvenaria (47 mil MEI), lanchonetes (26 mil MEI) e bares (25 mil MEI). “Em Minas, as ocupações dos MEI estão relacionadas as atividades de beleza, comércio e alimentação fora do lar”, explica Viviane.

Em relação ao perfil do MEI mineiro, o levantamento mostra que 53% são homens e 47% mulheres. Já nos setores da indústria (56%) e serviços (53%) correspondem juntos mais da metade dos formalizados. Além disso, 54% dos MEI no estado têm entre 31 e 50 anos.  “Apenas a faixa etária entre 31 e 40 anos concentra 290 mil Microempreendedores Individuais, 30,5% dos MEI no estado”, afirma a analista do Sebrae Minas.

Semana do MEI

De 20 a 24 de maio, o Sebrae promove em todo o país a Semana do MEI. Em Minas, haverá capacitações e atendimentos presenciais gratuitos em 254 cidades, além de orientações online diárias. A programação completa e as inscrições para as atividades estão disponíveis no sitewww.sebrae.com.br/minasgerais .

Confira a programação em Montes Claros:

20/05 – 19h: Palestra Como emitir Nota Fiscal

21/05 –  19h: Palestra de Gestão Financeira, com Erasmo Vieira –na Escola Normal

22/05 – 14h: Oficina Como ser MEI na prática

23/05 – 18h: Oficina – Como Controlar meu negócio

24/05 – 8h30: Workshop do MEI – com temáticas sobre finanças, legislação, mercado e inovação

24/05 – 14h: Outra edição do Workshop do MEI

 

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *