Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Suspeita de poluir Lagoa do Interlagos, Copasa pode perder contrato

Montes Claros – Suspeita de poluir Lagoa do Interlagos, Copasa pode perder contrato

Montes Claros – Suspeita de poluir Lagoa do Interlagos, Copasa pode perder contrato

Montes Claros – Os moradores dos bairros Independência e Vila Real em Montes Claros se mobilizaram e voltaram a cobrar uma posição da Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) sobre o despejo de esgoto em cursos d’água das comunidades. Mesmo depois de ser multada em R$ 100 mil por jogar esgoto na Lagoa do Interlagos, o problema voltou a se repetir e agora a companhia pode ter o contrato de concessão com o município rompido.

Montes Claros - Suspeita de poluir Lagoa do Interlagos, Copasa pode perder contrato
Montes Claros – Suspeita de poluir Lagoa do Interlagos, Copasa pode perder contrato

 

De acordo com o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Montes Claros, Paulo Ribeiro, os problemas de esgoto com a Copasa são recorrentes, o que levará a uma análise no Conselho Municipal de Defesa e Conservação do Meio Ambiente (Codema), que definirá o futuro da concessão de água e esgoto na cidade.

“Na última semana, dois pontos no Córrego do Carrapato, nos bairros Morada do Parque e Morada do Sol, tiveram esse mesmo problema da Lagoa Interlagos. Formamos uma comissão para realizar o acompanhamento dos serviços, controle e análise dos casos pelo Codema. Algumas normas no contrato de concessão com a Copasa foram modificadas, havendo a possibilidade de rompimento de contrato com a empresa, modificando o cenário da prestação de serviços com o município”, disse Ribeiro.

No início de maio, os técnicos da Secretaria Municipal de Meio Ambiente constataram o rompimento de um interceptor da Copasa, tendo todo o efluente líquido carreado para o Lago Norte Interlagos. Na ocasião, a companhia, além de multada, teve o prazo estipulado em 48 horas para sanar o problema, que voltou nesta semana.

“Era uma rede que se rompeu e não foram tomadas as devidas providências. Pensamos que o problema havia sido resolvido e recebemos uma segunda denúncia dos moradores de que o problema persistia. Voltamos ao local para cobrar uma solução”, contou a vereadora Neia do Criança Feliz (PSDC).

 MULTAS RECORRENTES
De acordo com o órgão, a Copasa já havia sido multada no mês passado em R$ 50 mil, por despejar efluentes e resíduos orgânicos causadores de degradação ambiental na lagoa, além de multa do mesmo valor por causar danos ao meio ambiente. Ainda de acordo com a secretaria, ao todo, a Copasa foi multada por seis vezes nos últimos 30 dias.

O aposentado Geraldo Monção, que pratica caminhada em volta da lagoa, foi um dos moradores que perceberam que havia algo errado no espelho d’água. “O mau cheiro estava muito grande e a água tinha uma coloração diferente”.

Problemas com a empresa têm sido recorrentes, como a chegada de água barrenta na casa dos moradores, como O NORTE denunciou em edições anteriores.

A Copasa informou que “o rompimento de interceptor no Lago Norte (Pampulha/Interlagos) ocorreu há cerca de 30 dias e foi decorrente de entupimento da rede de esgoto devido ao mau uso. Para amenizar a situação, a Copasa construiu duas caixas de retenção dos sólidos visando evitar novos entupimentos. Daquela data até hoje (ontem), ão houve novas ocorrências”.

Por Leo Queiroz do Portal Onorte

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *