Últimas Notícias

Montes Claros – Projeto “Perucas Solidárias” ajuda no tratamento de câncer no Dilson Godinho

Montes Claros – Projeto “Perucas Solidárias” ajuda no tratamento de câncer no Dilson Godinho

Montes Claros – A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho mantém um Projeto denominado “Perucas Solidárias”, que tem como objetivo emprestar perucas para pacientes da oncologia por um período. O Projeto é desenvolvido em parceria com a Oficina do Cabelo, que recebe o cabelo doado e repassa a peruca pronta. Um trabalho gratuito e muito bem feito. São emprestadas de cinco a quinze perucas por mês, de acordo com a demanda dos pacientes e a quantidade de cabelos doados.

A garotinha Lizandra Godinho, de apenas 11 anos esteve no hospital para fazer a doação do cabelo
A garotinha Lizandra Godinho, de apenas 11 anos esteve no hospital para fazer a doação do cabelo

 

Segundo, a médica Ana Olívia Cardoso, para tratar inúmeros tipos de câncer conhecidos, existem mais de cem tipos de quimioterápicos. Muitos deles têm em comum a agressão ao cabelo, causando a queda parcial ou total. “Isso, somado à fragilidade já presente, causada pelo diagnóstico e tratamentos, interfere na auto-estima do paciente, principalmente das mulheres, o que pode interferir no enfrentamento da situação e inclusive no sucesso do tratamento. As perucas devolvem às mulheres naturalidade, vaidade e força, para enfrentar os caminhos a serem seguidos”.

Inicialmente, as perucas eram doadas, mas quando se percebeu que na maioria das vezes em que a paciente se recuperava ou o cabelo crescia, essa peruca não era devolvida, resolveu-se criar um termo, impondo que a paciente cuide e zele pela peruca, incluindo também um prazo de devolução, que é estendido de acordo com a necessidade e o tratamento.

Para uma das coordenadoras do projeto, Lígia Beatriz, “é importante destacar que as perucas não são doadas aos pacientes e sim emprestadas até que o cabelo volte a crescer, mas claro que o empréstimo é pelo tempo necessário. É interessante que as pessoas possam sempre estar nos procurando para essa doação de cabelos, pois só assim conseguimos a confecção das perucas”.

DOAÇÃO

As pessoas interessadas em doar cabelo, podem procurar diretamente o Departamento de Recursos Humanos da Fundação Dilson Godinho, que funciona à Avenida Geraldo Athayde, 397, primeiro andar, ou entrar em contato pelo telefone: 3229-4087 ou pelo e-mail ligia@hospitaldilsongodinho.com.br.