Semana Global do Empreendedorismo - CLIQUE AQUI

Últimas Notícias
Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Economia » Vale a pena comprar roupa de grife no exterior?

Vale a pena comprar roupa de grife no exterior?

Vale a pena comprar roupa de grife no exterior?

Viajar para o exterior é o sonho de muita gente. Conhecer novos lugares, ficar frente a frente com monumentos históricos, com cultura, língua e hábitos totalmente diferentes daqueles que estamos habituados é realmente uma experiência incrível.

Vale a pena comprar roupa de grife no exterior?

 

Além de conhecer pontos turísticos, viajar, para muita gente, pode também ser sinônimo de fazer compras. Roupas, sapatos e acessórios caros no Brasil podem ser encontrados por preços bem menores fora daqui, já que em solo nacional, por conta de impostos e taxas, alguns produtos ficam encarecidos.

Mas será que vale mesmo a pena comprar no exterior? Hoje vamos falar um pouco sobre isso.

Produtos mais procurados

Quem viaja pra fora com certa frequência provavelmente já recebeu algum pedido de amigo, companheiro ou familiar para trazer alguma coisa de fora. Isso acontece porque existem produtos que no exterior são muito mais baratos ou ainda não são encontrados aqui no Brasil.

Cosméticos, peças para enxoval de bebê, além, é claro, de roupas, acessórios e sapatos, são os produtos mais procurados por quem deseja fazer compras no exterior por conta dos preços, principalmente nos Estados Unidos.

E, em um primeiro momento, é tentador se deparar com uma variedade de produtos com um preço incrível e sair de mãos vazias. Mas é preciso avaliar primeiro a necessidade da compra e, principalmente, quanto ela irá custar quando a moeda for convertida para real.

Fique atento à taxa de câmbio

O primeiro ponto a se observar quando se deseja comprar no exterior é a taxa cambial que é o preço de uma moeda estrangeira, isto é, quanto de moeda nacional você precisa para comprar uma unidade de moeda estrangeira.

Saber disso é o primeiro passo na hora das compras fora do país. Exatamente porque, de acordo com o valor da moeda estrangeira, você gastará mais ou menos para comprar os mesmos itens.

Vale lembrar que essa taxa varia diariamente, para cima e para baixo, de acordo com o mercado financeiro. Então, antes de comprar, se organize e veja os valores das moedas do país onde irá viajar.

Limite de compras no exterior

Outra coisa que pode interferir nesse processo é o limite de compras no exterior. Quem viaja de avião para fora do Brasil, pode gastar no máximo U$500 em produtos de fora. Do contrário será cobrado uma multa de 50% sobre o valor excedente.

Porém, desde 2010, alguns itens de uso pessoal não precisam mais ser declarados: celular, máquina fotográfica, relógio, roupa, sapato e cosméticos estão nessa lista. Mas fique atento, há uma quantidade específica para cada tipo de produto.

Roupas e sapatos não entram na cota dos U$500,00, mas precisam ser condizentes com o passageiro e com o tipo de viagem. Por isso, a quantidade máxima é de três de cada tipo/modelo por pessoa.

Roupa de grife: comprar ou não comprar no exterior?

Como você já deve ter percebido, é preciso pensar e calcular bem antes de comprar qualquer coisa no exterior. Isso porque além da diferença entre as moedas nacional e estrangeira, há também taxas que podem ser cobradas assim que você retorna.

Dito isso, vamos focar nas roupas de grife. A primeira coisa que você deve fazer é checar os preços das peças desejadas no site oficial da marca. Viu o preço? Agora faça a conversão para a moeda brasileira. Pronto.

O próximo passo é entrar no site da mesma marca, porém no Brasil, e comparar os preços. Vale lembrar que as peças podem variar de acordo com as lojas e as mesmas peças do site podem não ser encontradas.

Em geral, há uma diferença entre os preços dos sites oficiais no Brasil e no país de origem, o que, a primeira vista, parece dar vantagem à compra no exterior.

Ponto negativo

Um ponto negativo é que, geralmente, não é possível fazer compras parceladas no exterior e, quando isso é possível, o juros do cartão de crédito são altíssimos. Por isso, para fazer a compra será necessário ter o valor total, o que às vezes é complicado por conta do alto valor pago de uma só vez.

Afinal, vale a pena ou não?

Não dá para ter uma resposta definitiva para a pergunta se vale ou não a pena comprar roupas de grife no exterior, porque existem muitos fatores que irão beneficiar ou não o processo de compra.

Portanto, antes de qualquer coisa, é necessário pesquisar, avaliar e ponderar o que fica melhor pra você e suas finanças!

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *