Vaga no Bolso

Turbo Pesquisa - CLIQUE AQUI PARA MIAS INFORMAÇÕES
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Fiscalização contra ‘gatos’ na rede elétrica será intensificada em Montes Claros

Montes Claros – Fiscalização contra ‘gatos’ na rede elétrica será intensificada em Montes Claros

Montes Claros – Fiscalização contra ‘gatos’ na rede elétrica será intensificada em Montes Claros

Montes Claros – Tendo como objetivo executar cortes por inadimplência e inspeção de unidades consumidoras para verificar possíveis irregularidades – os chamados “gatos” –, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) iniciará no início de outubro um mutirão para intensificar a fiscalização em Montes Claros.

Montes Claros - Fiscalização contra ‘gatos’ na rede elétrica será intensificada em Montes Claros
Montes Claros – Fiscalização contra ‘gatos’ na rede elétrica será intensificada em Montes Claros

 

A expectativa é que até 400 pontos sejam visitados nos primeiros dez dias do próximo mês. A ação também visa inibir a prática dessas fraudes no sistema elétrico no município. Os alvos da ação serão prédios residenciais e comerciais, entre outros estabelecimentos, previamente designados pelo centro de inteligência especializada da companhia. O serviço costuma fazer parte do cotidiano da companhia, entretanto, durante o mutirão as equipes serão reforçadas.

As irregularidades vistoriadas pela companhia estão relacionadas ao furto de energia. Nos “gatos”, as pessoas realizam desvio na rede elétrica, utilizando energia sem que a mesma passe pelo medidor da Cemig. Muitas vezes, a fraude é aplicada para utilização de aparelhos com cargas maiores, como chuveiro ou bombas de piscinas, entretanto, há casos em que as violações ocorrem para atender toda a residência. Parte das ações rotineiras da companhia está relacionada à troca de medidores obsoletos por novos e inteligentes. Este equipamento é capaz, por exemplo, de ativar um alerta para a central da Cemig caso a caixa de energia seja aberta.

Segundo informações de técnicos de serviços e manutenção da Cemig, um dos principais prejuízos das ligações clandestinas na rede elétrica é sentido pelos clientes da companhia, já que há um acréscimo na tarifa de luz. Caso não houvesse irregularidades, a fatura dos consumidores poderia ser até 5% mais barata. As fraudes causam, inclusive, uma sobrecarga no sistema elétrico, colocando-o em risco. Pode ser causa de um incêndio ou de um acidente sem proporção, porque a energia é segura, mas sendo bem utilizada e bem monitorada. Se ela começa a ser usada de qualquer forma, sem quesitos de segurança, se torna perigosa.

O desvio de energia da rede elétrica, caso constatado pela Cemig, traz uma cobrança a mais na fatura do local onde ocorre a fraude. Conforme a companhia, o valor varia de acordo com o perfil de consumo de cada cliente. A conta emitida poderá ser retroativa em 36 meses anteriores à constatação da irregularidade. Caso seja pega em flagrante, há ainda o risco de a pessoa ser presa por furto de energia. Além disso, a instalação de gatos oferece risco para a segurança da própria pessoa que a realiza, bem como dos estabelecimentos próximos.

Ascom CEMIG

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *