Últimas Notícias

Norte de Minas – Parceria entre Anater e Senar vai levar desenvolvimento para produtores do semiárido

Norte de Minas – Parceria entre Anater e Senar vai levar desenvolvimento para produtores do semiárido

Projeto vai beneficiar mais de 17 mil produtores dos nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais, e em dois anos chegará a 230 municípios onde vivem 1,7 milhões de pessoas.

Norte de Minas - Parceria entre Anater e Senar vai levar desenvolvimento para produtores do semiárido
Norte de Minas – Parceria entre Anater e Senar vai levar desenvolvimento para produtores do semiárido

 

Agricultores atendidos pelo AgroNordeste vão receber assistência técnica através da parceria entre a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Anater) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). O projeto Prospera Semiárido, lançado na quarta-feira (13/11), vai beneficiar mais de 17 mil produtores dos nove estados nordestinos e parte de Minas Gerais, e em dois anos chegará a 230 municípios onde vivem 1,7 milhões de pessoas.

Na solenidade de lançamento, em Brasília/DF, a ministra Tereza Cristina (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento) explicou que o AgroNordeste é voltado para pequenos e médios produtores que já comercializam parte da produção, mais ainda encontram dificuldades para expandir o negócio. “Vamos ter as pessoas saindo da linha da pobreza no meio rural, produzindo, gerando riqueza e tendo estímulo para melhorar cada vez mais”.

O AgroNordeste foi elaborado a partir dos estudos das cadeias produtivas que têm relevância socioeconômico e potencial de crescimento na região. Entre elas, o arroz, leite, mel, frutas, ovinos e caprinos, crustáceos e cachaça. A escolha dos municípios levou em conta o clima, solo, recursos naturais, situação agrária, agropecuária, de infraestrutura e socioeconômica das localidades.

A parceria com a Anater e o Senar prevê a implantação de controles gerenciais em 100% das propriedades atendidas, apoio ao empreendedorismo, inovação e implantação de tecnologias de gestão, produção e boas práticas agropecuárias, e aumento da produtividade e lucratividade das propriedades rurais atendidas.

O presidente da Anater, Ademar da Silva Jr., destacou que a ideia é levar não só assistência técnica, mas também a gestão do negócio. “Todo agricultor sabe produzir, mas o que ele precisa é produzir em escala, a custos comerciais, não apenas para subsistência, mas também para atender o mercado em geral. E aí a gestão do negócio é fundamental”.

O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), João Martins, disse que é impossível transformar o meio rural brasileiro sem assistência técnica. “Não se pode produzir pura e simplesmente por produzir. Vamos levar tecnologia com assistência técnica e, mais do que isso, com acompanhamento por resultado”.

De acordo com o diretor-geral do Senar, Daniel Carrara, o desafio do projeto é promover o desenvolvimento econômico e social sustentável no Semiárido. “Nossa experiência com assistência técnica demonstra que os vizinhos também são impactados com esse trabalho. Se você considerar pelo menos quatro vizinhos, vamos sair de 17 mil propriedades e estaremos impactando diretamente 60 mil propriedades, e aí o número vai multiplicar”.