Estampa floral e de folhagens: o tropicalismo é tendência no verão
Conheça os desenhos que vão estar presentes em diferentes peças do street style e da moda praia
Uma das principais tendências de moda para a temporada primavera-verão que apareceram nas semanas de moda mundial é o tropicalismo, que estará presente com força total, e vai de biquínis a looks para noite.
Essa é uma estampa que combina muito com o Brasil e revisita a cantora Carmem Miranda. Folhagens, flores, frutas e cores alegres estarão no street style dos fashionistas em diversas peças e também na praia, sempre lembrando que as palavras de ordem da estação são conforto e descontração.
“Nós vamos invadir sua praia”
Para elas, maiôs, biquínis, cangas e saídas de praia trarão o tropicalismo em sua estampa. Entre eles, bermudas, sungas, calções e regatas também serão o hit, sempre com cores vibrantes que se destacam ainda mais sob a luz do Sol.
A escolha da padronagem ajuda a valorizar os corpos. Estampas delicadas e cores mais escuras fazem destacar as curvas do plus size, enquanto que flores e folhagens maiores, chamadas maximalistas, dão volume e potência aos corpos de quem as usa.
Hibiscos, costelas-de-adão, folhas de bananeira e frutas coloridas, como bananas, laranjas e melancias, são alguns dos exemplos de temas do tropicalismo que vão figurar no nosso litoral este ano.
A volta da chita
Um dos tecidos que mais combinam com o tropicalismo é a chita. Feita de algodão e com cores vibrantes, ao estilo fazenda e que já reinou em outros tempos, voltará em cangas, bolsas, lenços, sandálias e até nas bijuterias.
Com maxiestampas, a chita vai da moda para a decoração facilmente, e alegra o visual em cortinas, guardanapos, almofadas, objetos decorativos e detalhes que dão um toque de cor às combinações neutras.
Vale a pena ficar de olho nesse tecido e apostar nele para fazer bonito nesta temporada primavera-verão.
“Pra dizer que não falei das flores”
O estilo romântico também terá presença marcada nas ruas, e as flores se destacam em diferentes variedades, padronagens e cores.
Para destacar o romantismo no visual, tecidos leves e fluídos são a preferência para vestidos e saias, em especial as de comprimento midi — na altura dos tornozelos.
As camisas também surgem com mangas levemente bufantes, punhos marcados, babados, rendas e bordados, sem contar as estampas de flores miúdas que reforçam o trend na vestimenta.
E, se as flores remetem ao vintage e ao retrô, agora aparecem até em peças esportivas, mostrando que o verão 2020 será realmente romântico e colorido. A Nike, por exemplo, aposta nessa estampa para jaquetas e camisetas.
Em todos os momentos
O conforto vai ser prioridade na temporada. Dessa forma, priorize comprimentos maxi ou midi para vestidos e saias, valorizando a cintura com cintos, fitas e echarpes, além de recortes e transparências.
Mesmo na praia, peças assimétricas com calcinhas maiores e mais altas e tops de alças largas e um ombro só, além de maiôs engana-mamãe, são destaques que não limitam os movimentos e permitem liberdade para todos os corpos circularem com elegância nas areias.
Como o mundo da moda é cíclico, as tendências dos anos 70 e 80 retornam com força total este ano, e basta revisitar algumas imagens desses períodos para se ter uma ideia de como usar e combinar os trajes, atualizando-os para os dias de hoje.
Versáteis, as peças da temporada devem figurar em todos os momentos, indo da escola pro trabalho e do escritório para a festa sem ser preciso grandes mudanças no look.
Nos pés, sapatilhas, rasteirinhas e tênis complementam o visual sem deixar de lado a comodidade. Cores, estampas e apliques ajudam a complementar o look e podem fazer toda a diferença no estilo.
Para quem quer usar a tendência tropical e floral, mas ainda sente certa insegurança, começar pelos acessórios — como brincos, bolsas e colares — é o ideal, mas fica o alerta: esses itens podem ser tão incríveis com seus tons e estampas alegres e vibrantes, que não serão largados mais.