Últimas Notícias

Conta de luz mais cara? Saiba como solicitar revisão de valores

Conta de luz mais cara? Saiba como solicitar revisão de valores

Após a alta tarifa no primeiro mês do ano, o brasileiro, que pensava ter uma folga nos demais meses, foi surpreendido. A pandemia do novo coronavírus fez com que o consumo de energia elétrica aumentasse. Afinal, consumo durante a quarentena, e a conta de luz é a que mais sente. O valor também pode aumentar já as empresas de energia passaram a realizar cobranças por estimativa – quando a empresa deixa de fazer a leitura do relógio marcador e emite uma conta ponderando uma média de consumo dos 12 últimos meses.

O total é uma média de consumo mensal, que as distribuidoras usam para calcular as faturas de energia elétrica. A metodologia tem causado reclamações de clientes. Esse cálculo por estimativa é uma das recomendações da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) na pandemia. É, também, um dos motivos para o aumento de valor nas contas de energia das casas. O problema é que quando a leitura finalmente ocorre, costuma trazer, acumulada, as diferenças de cada mês em que não houve a leitura. E o valor pode ir às alturas.

Percebeu sua conta de luz muito alta? A primeira coisa que você deve fazer é conferir tudo foi cobrado na sua conta. Afinal, você pode pagar um valor indevido. Para isso, o consumidor deve entrar em contato com a concessionário – a Cemig, no caso de Minas Gerais – e perguntar qual é o cálculo que a distribuidora usa chegar ao valor final da fatura.

Se o cálculo usado pela distribuidora for por estimativa, o consumidor pode comunicar à empresa qual foi o seu consumo, com os números que ficam no relógio de registro de energia do imóvel. O cliente poderá ser compensado na próxima fatura se o cálculo com o registro de consumo for diferente do valor estimado.

Como economizar durante a pandemia 

Com o novo coronavírus, os brasileiros estão passando mais tempo em casa. Isso acaba aumentando os gastos com energia elétrica. Há, porém, alternativas que ajudam a economizar, a exemplo da fazenda solar da Sunwise, que pode ajudar o consumidor a pagar até 15% a menos na conta de luz.

Fazenda solar é uma maneira inovadora de consumir energia gerada pelo sol sem precisar investir em um painel solar. O termo denomina um conjunto de placas solares instaladas em uma determinada área. Ao contrário do sistema de instalação de placas solares no próprio estabelecimento que gera gastos e dor de cabeça com a compra, com a instalação e manutenção, a fazenda solar é um método muito simples.

Sem investimento inicial, você simplesmente aluga um dos lotes que compõem um extenso sistema de fazenda solar e pronto, a luz elétrica e todos os eletrodomésticos ligados às tomadas do seu estabelecimento passam a utilizar a força gerada na fazenda solar.

Além disso, o custo da energia solar gerada em um sistema alugado é muito inferior quando comparado com ao custo da energia elétrica que é gerada diretamente da rede elétrica. Para saber mais acesse www.sunwise.com.br