Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

Montes Claros – Quer saber como conquistar a vaga dos sonhos?

Montes Claros – Quer saber como conquistar a vaga dos sonhos?

Montes Claros – Galgar uma boa posição no mercado de trabalho se tornou o sonho de muitos. Em tempos de pandemia, o desejo que já era grande, ficou ainda maior, pois de acordo com a pesquisa Focus mais recente do Banco Central, a expectativa do mercado é de retração de 5,66% para a economia brasileira este ano.

Montes Claros - Quer saber como conquistar a vaga dos sonhos?
Montes Claros – Quer saber como conquistar a vaga dos sonhos? Foto: Ascom Faculdades Prominas

 

E como uma coisa puxa a outra, com uma taxa de retração tão alta, o índice de desemprego segue pelo mesmo caminho. O Instituto Brasileiro de Economia (Ibre/FGV) estima que o número de pessoas sem emprego chegará a 13,3%, o que significa que o país perderá mais 8,9 milhões de postos de trabalho devido à Covid-19, entre outros fatores.

E para quem não quer fazer parte da curva em declínio, as Faculdades Prominas de Montes Claros prepararam, juntamente ao coordenador do curso de Administração, Augusto Guilherme Silveira Dias, uma entrevista com dicas de como ascender profissionalmente ou conquistar novas possibilidades no mercado de trabalho…

Mas antes, faremos uma breve apresentação curricular do docente e, posteriormente, seguiremos para a entrevista. Então, vamos lá!

Augusto Guilherme é graduado em Administração e Geografia, mestre em Administração e responsável pela criação do Currículo Referência Nacional para os cursos técnicos a distância em Agronegócio. Atualmente trabalha na Assessoria de Gestão Estratégica e Inovação da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). É professor universitário de duas faculdades, uma delas é a Prominas, onde o mesmo também coordena a graduação de Administração, além de ser sócio proprietário de duas empresas locais: o bar Casa de Augusta e a padaria Paladar Mineiro.

Qual o primeiro passo para a pessoa conquistar a vaga de emprego dos seus sonhos?

O primeiro passo é se capacitar. E quando eu digo capacitar, é capacitar corretamente. A pessoa tem que descobrir qual é o seu objetivo e montar o seu currículo pensando nele. Por exemplo, no evento da semana passada aqui na faculdade, a Feira das Profissões, vimos que as indústrias, para cargos estratégicos e táticos buscam pessoas que possuam inglês fluente, pois são multinacionais e, constantemente, é necessário interação com as matrizes nessas vagas. Então a pessoa tem que ter inglês fluente se quiser buscar uma oportunidade em uma entidade com esse perfil.

Muitas vezes a pessoa tem dificuldade de descobrir esse objetivo…

De fato, mas temos várias alternativas. Temos os testes vocacionais, que quando feito por profissionais capacitados geram bons resultados. Eu falo para a pessoa buscar trabalhar naquilo que gosta, mesmo que o mercado de trabalho não esteja muito bom naquela área, pois quando gostamos daquilo que fazemos, temos a tendência de nos sobressairmos, né? Mas mesmo se a pessoa entrar em um curso e lá na frente decidir buscar outra área, não estará “desperdiçando” o conhecimento, pois hoje em dia, aquelas profissões engessadas já não existem, as empresas buscam pessoas com capacidades múltiplas, então isso até um certo ponto é interessante para o mercado.

A pessoa vendo um anúncio de emprego, sabendo que aquela vaga é o seu sonho, qual é o próximo passo?

A primeira coisa é conhecer a empresa. Tem que ir no site dela, por exemplo, e procurar seus valores, e ver se os valores pessoais do candidato se encaixam naquilo. Não adianta você entrar em uma empresa com a qual não concorda com os pensamentos.

Dando certo essas comparações de valores, e a entrevista, caso o(a) candidato(a) seja chamado(a), como ele(a) deve se preparar?

Na entrevista deve se ficar atento a várias questões, como ter conhecimento sobre a empresa, sobre a vaga; chegar no horário correto, ou seja, nem cedo demais e nem tarde demais; estar vestido da maneira correta; já aproximar seu comportamento o máximo possível daquele dos funcionários da empresa; ficar atento aos testes e acima de tudo, entender o que aquelas pessoas esperam, essa é a chave.

Como assim estar vestido da maneira correta?

Quando você é analisado para uma vaga de emprego, uma das coisas que o entrevistador olha é se você tem ou se parece com aquele perfil que eles esperam e querem. A forma de você se vestir é um dos fatores que pode demonstrar essa proximidade, mas é importante pesquisar e entender profundamente sobre a vaga para conseguir perceber aquilo que as pessoas esperam do candidato.

E o curso que você e o professor Wilian Toneli estão oferecendo? Comente um pouco sobre

Então, o nome do curso é “Em busca de um emprego: potencializando suas capacidades. Nele, vamos ajudar as pessoas a estarem mais bem preparadas para os processos de seleção para vagas de emprego. Vamos explicar o que elas precisam saber: como os indivíduos que estão por de trás do processo pensam, ou seja, os recrutadores. Eu mesmo já fiz bastantes processos seletivos e entendo em quê o candidato erra geralmente e os detalhes necessários para se largar na frente.  O professor Toneli, por sua vez, tem muita experiência na área de Recursos Humanos e vem da indústria. É um curso muito importante, ainda mais nessa era de escassez de vagas.

Onde o interessado pode saber mais informações?

Pode ser através do endereço do Sympla: bit.ly/extensao-recrutamento