Últimas Notícias

Cama suspensa: saiba como otimizar o espaço do quarto

Diferentes modelos são adequados ao gosto, bolso e tamanho dos ambientes, permitindo compor decoração funcional e bonita.

Cama suspensa: saiba como otimizar o espaço do  quarto

Uma das grandes tendências para viver em grandes cidades, estúdios, lofts e apartamentos pequenos têm ganhado cada vez mais adeptos.

Ideais para pessoas solteiras ou que estão na cidade por um tempo determinado, esse tipo de moradia precisa ser bem planejada para poder otimizar o espaço e ficar aconchegante.

Uma cama multifuncional, que seja composta por estante, armário e cama suspensa pode ser uma boa pedida para quem precisa repensar o cômodo e garantir que cada cantinho seja bem usado.

Feita de diferentes materiais e em diferentes modelos, a cama suspensa se tornou uma tendência decorativa bem bacana. Confira ideias para usar a sua e garantir conforto e aproveitar bem o espaço.

Alvenaria

Quem tem pé direito alto e antecedência para mexer na estrutura do local antes de se mudar, pode apostar na cama suspensa feita de alvenaria.

Nesse caso, basta ter um bom planejamento e a ajuda de um arquiteto, engenheiro ou decorador para poder pensar na decoração e nas estruturas necessárias para a reforma.

É importante pensar, por exemplo, em deixar uma escada funcional para alcançar a cama e pontos de eletricidade próximos ao local de dormir, para uma tomada e mesa de cabeceiras ao alcance das mãos.

Instalar uma grade ou guarda-corpo também ajuda a prevenir acidentes graves e o recurso deve ser programado para ser colocado durante a reforma/construção.

Cores claras

Apostar em cores claras na cama e também no enxoval é essencial para dar amplitude ao cômodo. Se a cama suspensa for feita de madeira, ferro ou MDF, dê preferência aos modelos claros ou peça para pintarem ou laquearem o móvel.

Organização

Defina o que será colocado na parte debaixo da cama e mantenha tudo bem organizado para garantir que dará amplitude ao quarto pequeno.

Uma escrivaninha ou estante devem ter apenas o necessário para não parecer que está tudo “entulhado” e apertado. Um guarda-roupa com portas de correr acaba sendo bastante funcional e ainda pode ter portas espelhadas, ajudando a dar a sensação de aumento do ambiente.

Iluminação

Algumas camas suspensas vêm com luminárias embutidas no lado inferior para facilitar a vida na hora de usar essa parte. Isso é interessante porque a luz é uma grande aliada da decoração e pode ajudar a aparentar que o quarto é maior do que realmente é.

A luz pode ser pontual, como as dicroicas, valorizando algo da decoração; ou pode ser linear para realmente clarear o que está abaixo da cama. Luzes de LED são mais econômicas e tendem a clarear mais. Mesclar lâmpadas quentes e frias ajuda a dar uma real percepção das cores também.

Quarto compartilhado

Quem tem mais de um filho ou quem recebe muitas visitas pode apostar na cama suspensa como uma forma mais moderna de otimizar o uso do quarto por mais de uma pessoa.

As antigas beliches saem de cena e entram em voga a cama suspensa, sendo que a debaixo pode ser configurada como um sofá quando não está em uso.

Acessibilidade

Elas são modernas, bonitas e cheias de estilo. No entanto, as camas suspensas têm um grande problema: têm prazo de validade.

Por ter acesso através de escadas, elas não são indicadas a pessoas com problemas de acessibilidade, como idosos ou portadores de necessidades especiais.

Pessoas que passaram por alguma cirurgia ou procedimento ortopédico também podem enfrentar problemas no uso da cama.

Como todos estamos sujeitos a imprevistos, avalie criteriosamente se esse é o melhor recurso mesmo para a sua casa e por quanto tempo pretende viver assim.

Planejando bem, dá para ter a cama suspensa e até reformular o cômodo no futuro, aproveitando a mesma estrutura. Avalie e se organize!