Últimas Notícias
POS ON-LINE PUC MINAS

Montes Claros – Prefeitura divulga primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti do ano

Montes Claros – Prefeitura divulga primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti do ano

Montes Claros – O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) da Prefeitura de Montes Claros divulgou nesta sexta-feira, 22 de janeiro, o primeiro Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) desse ano. A amostragem foi realizada no período de 11 a 15 de janeiro e envolveu 8.843 imóveis. Desse total, foram encontrados focos do mosquito em 860 residências, atingindo assim o Índice de Infestação Predial de 9,7%. Dos 860 imóveis positivos, 7 são terrenos baldios e o restante, 853, são edificações, ou seja, 99% dos focos foram encontrados em residências. 

Montes Claros Combate à Dengue
Montes Claros Combate à Dengue Foto: Fábio Marçal
Apesar do índice muito elevado, foi constatada uma redução de 0,6% em relação ao LIRAa feito em janeiro de 2020. O levantamento demonstrou, por exemplo, que houve uma diminuição da infestação de 14,32% para 7,59% na região dos bairros Todos os Santos e Panorama. Já na região dos bairros Recanto das Águas e Jaraguá, houve uma redução de 11,42% para 7,46%. Por outro lado, a região dos bairros Renascença, Alcides Rabelo e Planalto teve um aumento, de 12,5% para 23,6%, no índice de infestação.
A Prefeitura de Montes Claros, através da Secretaria Municipal da Saúde, não tem medido esforços no combate ao vetor. Mesmo em meio à pandemia de coronavírus, foram mantidas as visitas domiciliares realizadas pelos Agentes de Combate a Endemias (ACE).
Diante dos indicadores apontados pelo LIRAa, já foram iniciadas ações técnicas operacionais específicas de intensificação de combate ao mosquito. O CCZ ressalta a importância da participação da comunidade nessa batalha contra o Aedes aegypti.