Últimas Notícias

Montes Claros – Vem aí o 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético

Montes Claros – Vem aí o 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético

Montes Claros – A Prefeitura de Montes Claros, em parceria com o Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Virtual Montes – Cursos de Informática e a Agência Elefantte informam que as inscrições para o 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético “AnteVerbo” ficarão abertas no período de 23 de agosto a 23 de setembro de 2021, através do formulário de inscrição disponibilizado neste link: https://docs.google.com/forms/d/1NBZqovvcl8FBLBT9IRKla37ABe2hRRDAaoIsoChv3XQ/edit?usp=sharing. O tradicional festival será realizado entre os dias 4 (Dia Municipal da Poesia) e 12 de outubro, nas plataformas digitais e redes sociais.

Montes Claros - Vem aí o 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético
Montes Claros – Vem aí o 35º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético Fábio Marçal

 

O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético não é um concurso, nem tem como propósito premiar o primeiro lugar de cada categoria. Seu princípio básico é celebrar a poesia, promovendo o encontro de poetas e artistas de todos os lugares, abrindo espaços de ocupação artística, discutindo e apresentando a produção contemporânea a um amplo público formado por estudantes, educadores, leitores, atores, performers, escritores e demais interessados.

Durante 35 anos de programação do Psiu Poético, a poesia sempre foi levada a diversos locais da cidade e, a cada edição do projeto (com exceção de 2020), seis poetas em atividade são homenageados pela contribuição para a discussão e evolução da arte poética brasileira. Neste ano, como se trata de um novo formato em construção, a poesia chegará a todos os lugares do planeta, virtualmente. O Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético acontece desde 1987, sendo considerado o maior evento nacional do gênero.

INSCRIÇÕES

A) Texto e Poesia

I. Os interessados poderão inscrever de 01 (um) a 03 (três) poemas. Em razão da pandemia do COVID-19, toda a participação no Festival será virtual, através das plataformas digitais, redes sociais do Psiu Poético e do canal no YouTube. Para as poesias digitais, são exigidas as seguintes regras:

– O texto deve ser enviado em .pdf, .docx ou .doc;

– A fonte do texto é livre;

– O título de tamanho livre;

– Deve constar na poesia o nome do autor;

– Obrigatórios:

1. Nome do autor;

2. Cidade de procedência;

3. Constar: “35° Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético”;

4. Havendo dúvidas e interesses em modificações estéticas, buscar conversar com a coordenação para entrar em acordo.

II. Também poderão se inscrever para a mostra de poesia visual e arte-postal.

III. Poderão ser enviadas poesias em formato de vídeo (declamações, performances, etc).

B) Inscrições de Vídeo

Poderão se inscrever vídeos de 1 a 10 minutos.

I. Os vídeos deverão ser enviados até o dia 23 de setembro de 2021.

II. A plataforma Psiu Poético funcionará como uma árvore de links, conectando perfis de artistas e de público. Os vídeos inscritos serão postados no canal do YouTube, sendo compartilhados em links e prévias também nas páginas oficiais do Instagram e Facebook.

III. O artista interessado em inscrever um trabalho em vídeo deverá anexar o vídeo no formulário de inscrição.

Observação: se o vídeo exceder 25Mb, sugere-se o compartilhamento através de plataformas não-pagas, tais como: iTransfer, WeTransfer e Send-file.

IV. O campo da descrição do vídeo no Youtube será preenchido pelo artista no ato da inscrição, junto ao corpo do e-mail. Deverá conter ficha técnica do vídeo, além de links para os perfis e/ou textos em prosa ou verso. A ficha técnica será postada integralmente, junto com o vídeo.

V. Poderão se inscrever também vídeos já publicados, bastando enviar o link do vídeo junto com a inscrição. Os vídeos serão organizados em uma playlist no canal do Psiu no Youtube, e divulgados junto com a programação.

C) Inscrições de Oficinas, Performances e Rodas de Conversa

Poderão ser inscritas propostas de oficinas, performances e rodas de conversa ao vivo, para acontecer durante a programação do Festival. O participante deverá descrever a proposta contendo tema, resumo, objetivos e tempo previsto de execução, anexando tudo isso ao formulário de inscrição. Todas as atividades serão transmitidas através do Youtube, redes sociais e do site http://www.psiupoetico.com.br/. As possíveis atividades presenciais, desde que tenham formato reduzido e atendam aos protocolos sanitários da COVID19, podem ser enviadas para deliberação ao e-mail: psiu35anos@gmail.com.

D) Casos Omissos

Propostas que difiram das descritas no regulamento podem ser enviadas para deliberação para o e-mail psiu35anos@gmail.com.

QUEM PODE PARTICIPAR

I. Poderão participar poetas e artistas de qualquer parte do país e do mundo.

II. Os trabalhos inscritos não têm necessariamente que ser inéditos e nem abordar temas específicos.

III. O material inscrito tem que constar títulos dos trabalhos (caso tenham), autoria, endereço completo, telefone, endereço eletrônico e breve currículo.

IV. Todos os itens deverão ser cumpridos para que as obras sejam consideradas inscritas.

V. Serão considerados inscritos as obras e projetos enviados via formulário de inscrição.

Mais informações pelos endereços eletrônicos (psiu35anos@gmail.com e aroldopereirapoeta@yahoo.com.br), pelos telefones (38) 98412-4749, (38) 2211-3380, (38) 2211-3374, ou ainda pelo whatsapp (38) 99112-7011.

NÃO SERÁ COBRADA NENHUMA TAXA DE INSCRIÇÃO.