Últimas Notícias

Golpistas utilizam nome do Mercado Livre em falsas promoções de Black Friday

Golpes são ainda mais comuns em novembro
Golpes são ainda mais comuns em novembro

 

A Black Friday 2021, uma das principais datas do comércio brasileiro, acontece dia 26 de novembro e promete ser a mais digital da história ainda fortalecida pela pandemia que mudou os canais de compra.

Nesta época, além da movimentação no comércio geral, é comum que criminosos se aproveitem da boa-fé dos consumidores para aplicar golpes, como falsas promoções utilizando links suspeitos pelo WhatsApp e por SMS, por exemplo. Outra fraude recorrente envolve a clonagem de sites oficiais de grandes varejistas, com o objetivo de roubar dados de cartão de crédito das vítimas.

Um episódio recente aconteceu com o Mercado Livre. De acordo com textos que estão circulando na internet, o Mercado Livre daria prêmios de Black Friday em um site chamado rodapremiada.top. Para ganhar, a pessoa teria que entrar no site em questão, responder a algumas perguntas genéricas, participar de um “jogo de caixas premiadas” e, no final, compartilhar o link do site com amigos no WhatsApp.

Velho golpe

A tal oferta de “Black Friday” do Mercado Livre não passa de uma nova versão de um velho golpe. A página falsa foi criada com intuito de roubar dados de internautas e faturar com publicidade, mês em que a publicidade online tem rendimento bem superior aos demais meses.

Vale citar ainda que não é a primeira vez que o nome do Mercado Livre é utilizado em promoções falsas na internet. O site Boatos.org, por exemplo, já citou e desmentiu boatos que usaram o nome da empresa em datas como Dia dos Pais, Dia das Mães, Aniversário e até sobre vagas de emprego.

Em caso de dúvidas sobre este que é um dos maiores marketplaces do Brasil, além de consultar sites informativos, uma alternativa importante é acessar a central de ajuda do Mercado Livre ou contatar a empresa via telefone, chat ou formulário/e-mail. Antes de ligar para os números da central é necessário obter um código de atendimento. Uma página do site ABRI agrupa os números dos telefones da empresa e explica o passo a passo de como contatar a central.

Atenção redobrada

Além de páginas como esta do Mercado Livre, é preciso ficar atento(a) às promoções oferecidas por qualquer lojista, até mesmo para não pagar a “metade do dobro” nos produtos ou comprar itens sem desconto após promoções momentâneas expirarem.

Criminosos também aproveitam a Black Friday para enviar e-mails ou mensagens relatando a confirmação de uma compra ou informando haver um problema com um produto que o usuário teria comprado, mesmo que a vítima não tenha feito nenhuma encomenda.

Esse tipo de mensagem configura uma tentativa de phishing, com o objetivo de induzir as vítimas a clicar em links suspeitos e fornecer seus dados bancários ou outras informações sensíveis.

Por fim, para evitar contratempos futuros, caso faça pesquisas sobre a ação da empresa e ainda tenha dúvidas sobre a veracidade, a sugestão é que desista da compra mesmo que seja um produto que esteja desejando. Ou como último recurso, tente entrar em contato com a central da empresa para averiguar as informações.