Últimas Notícias
Máquina de lavar louça ao lado de fogão

Máquina de lavar louça: vale a pena ter?

As máquinas de lavar louça encontraram um lugar nas casas há muito tempo. Economia de tempo, eficiência e “trabalho em segundo plano” são as vantagens que cada vez mais pessoas apreciam. Apesar disso, ainda existem alguns mitos sobre esses aparelhos que devem ser eliminados de uma vez por todas.

  1. “Tenho tão pouca louça que é mais lucrativo para mim lavar à mão”

Quer esteja a lavar um prato ou o conjunto completo, a lavagem à mão é a forma menos económica de utilizar a água que se possa imaginar. Uma máquina de lavar louça cheia até a borda usará cerca de 9 litros de água no programa de referência e levará de 5 a 10 minutos para carregá-la (e descarregá-la). 

Para efeito de comparação, lavar à mão a mesma quantidade de pratos consumirá não apenas cerca de 30 minutos do nosso tempo, mas também quase 90 litros de água. Apenas uma lavagem adequada de uma panela em pé pode usar vários litros de água.

  1. “Uma máquina de lavar louça pode usar menos água, mas funciona com eletricidade”

Sim. Só que uma máquina de lavar louça moderna usa cerca de 0,9 kWh para um ciclo, o que se traduz em um custo de poucos reais. Isso é muito menor do que a economia resultante do menor consumo de água a cada vez. Além disso, haverá também quase meia hora de tempo livre, que podemos dedicar a outras tarefas, estar com a família ou simplesmente relaxar. Se realmente nos preocupamos com os menores custos possíveis de uso da máquina de lavar louça, podemos atrasar seu início para que seja incluído no consumo de energia elétrica noturno .

  1. Detergentes para lava-louças também custam dinheiro

Claro, mas detergente para a louça e as esponjas necessárias também. Uma máquina de lavar louça moderna pode garantir que o líquido usado para lavar seja usado da maneira mais eficiente possível. Por exemplo, o recipiente de detergente em máquinas de lavar louça pode ser reabastecido apenas uma vez a cada vários ciclos de lavagem, e o dispositivo selecionará automaticamente a quantidade ideal de líquido, adaptada ao programa selecionado.

  1. “Eu mesmo lavo melhor a louça”

Em primeiro lugar, a máquina de lavar louça aquecerá a água a uma temperatura em que a lavagem à mão será no mínimo desconfortável e, às vezes, até impossível. Os braços de lavagem modernos nas máquinas de lavar louça fornecem uma pressão de trabalho muito maior do que aquela com a qual podemos tratar a louça na pia. Raspando com força? A máquina de lavar louça é capaz de substituir com sucesso essa atividade tediosa por um tempo de trabalho mais longo em alta temperatura. Por fim, novas soluções tecnológicas, como o braço de lavagem adicional, garantirão que até mesmo a sujeira mais difícil seja liberada sem muita dificuldade.

  1. “Não consigo lavar panelas grandes e outros pratos na máquina de lavar louça”

Pelo contrário. O design das novas máquinas de lavar loiça foi concebido de forma a que até as panelas grandes possam ser lavadas de forma eficaz. Podemos lavar até três formas de um forno de tamanho normal! Também não precisamos nos preocupar com pratos grandes sendo lavados de maneira desigual. A tecnologia garantirá que um forte jato de água chegue a todos os cantos da máquina de lavar louça, sem pular os cantos.

  1. “A instalação da máquina de lavar louça é complicada”

Certamente não mais do que perder 30 minutos por dia lavando à mão. Uma máquina de lavar louça com 45 cm de largura encontrará espaço mesmo em uma cozinha pequena, tudo o que precisa é de uma entrada de água. 

A Lava-louças é atualmente um dos eletrodomésticos mais importantes. Sua presença melhora o conforto do funcionamento diário e também economiza tempo e recursos.

Vale a pena investir nela? Sim claro! Os aparelhos modernos não apenas economizam energia, mas também garantem o uso ideal de detergentes e limpam efetivamente até panelas grandes. Podemos instalá-los facilmente e depois basta colocar a louça dentro e esquecer a  lavagem manual!