O certificado digital é um documento indispensável para pessoas físicas e jurídicas que realizam atividades burocráticas online com frequência. Portanto, a renovação é essencial para dar continuidade ao uso do certificado, visto que após o prazo de vencimento ele não pode mais ser utilizado.
A depender do formato, um documento virtual pode contar com um prazo de validade de até 5 anos. Com o término desse prazo, o titular fica impossibilitado de utilizá-lo, o que exige medidas práticas para retomar o uso. Descubra o que fazer quando o documento eletrônico está vencido!
O que fazer quando o certificado digital está vencido?
Quando o certificado digital está vencido, é necessário entrar em contato com a certificadora responsável pela emissão para emitir um novo – afinal, ele não pode ser utilizado fora da data de validade.
Para evitar problemas no futuro, é importante excluir o documento vencido. Até porque, ao vencer, ele não possui mais utilidade e pode ser removido do dispositivo quando o titular desejar.
É possível renovar certificado digital vencido?
Não é possível renovar um certificado virtual vencido, o que significa que é necessário emitir outro, no qual é necessário escolher uma certificadora de confiança para isso. Não esqueça que é necessário que a certificadora em questão seja autorizada pela ICP-Brasil.
A depender da certificadora, o certificado pode ser emitido de forma remota ou presencial. Vale ressaltar que um certificado vencido é sinônimo de perdas de vantagens que ele pode proporcionar, sendo uma empresa ou indivíduo que precisa fazer tarefas online.
Como renovar o certificado digital para MEI?
Para renovar um certificado mei digital é necessário, em primeiro lugar, contar com o documento válido – caso contrário, a renovação não será possível. Para renovar, é necessário:
- Acesse o site;
- Busque por renovação do certificado que deseja;
- Realize o pagamento;
- Renove o certificado.
Todo o processo deve ser realizado com base no formato do seu certificado, seja ele A1, A3 ou armazenado em nuvem. Em caso de dúvidas, você pode entrar em contato com a certificadora que deseja renovar o documento. Lembre-se que é importante não alterar nenhum dado cadastral antes da renovação.
Quanto custa a renovação de certificado digital?
O custo da renovação depende de fatores, como a certificadora escolhida, o tipo e o formato do certificado. Para isso, você pode fazer a renovação remotamente, no site da certificadora que emitiu o documento digital.
Para entender melhor sobre valores, é recomendado que entre em contato diretamente com um especialista da certificadora. Normalmente, uma Autoridade Certificadora (AC) confiável dispõe de diferentes meios de contato, como chat na plataforma ou número de telefone. Tome cuidado com empresas falsas que se passam por certificadoras confiáveis, principalmente as que entram em contato via WhatsApp.
Onde fazer renovação de certificado digital?
Para fazer uma renovação de certificado mei digital ou para pessoas físicas, é crucial contar com uma Autoridade Certificadora de confiança. A Valid Certificadora oferece os mais variados tipos de documentos eletrônicos em seus variados formatos.
Ao acessar o site, você pode ter acesso ao e-CPF ou e-CNPJ em formatos como A1, A3 e o certificado em nuvem. Para renovar com a Valid, basta procurar pelo produto que deseja renovar, selecionar e realizar o pagamento. Todo o processo pode ser realizado de modo totalmente remoto.
O certificado digital possui um prazo de validade que deve ser respeitado, caso contrário, após o vencimento, o documento não poderá ser utilizado. No entanto, é possível fazer a renovação, que deve ser realizada antes do vencimento. Escolha a Valid Certificadora para renovar seu documento eletrônico!