Há um movimento em aperfeiçoar a Administração Pública. Um perfil de servidores que investem em capacitação, qualificação, atualização e em novas formas de fazer está consolidado e emergindo com força.
Essa percepção vem do convívio com profissionais dos poderes Executivo, Judiciário e Legislativo tanto nos âmbitos municipais, estaduais quanto federal. Embora, muitas vezes, a meritocracia seja substituída por apadrinhamento político, há a visão de que é preciso profissionalizar e buscar a excelência para continuar o trabalho.
Cursos diversos – curta duração, graduação, pós-graduação – são cada vez mais buscados. Um exemplo é o curso de “Comunicação Pública e Gestão do Relacionamento” da Escola Nacional de Administração Pública. Até o início do ano passado, em 2 anos, havia tido mais de 10 mil alunos certificados. A PUCMinas acaba de confirmar a quinta turma da especialização em “Comunicação Pública e Governamental”.
No mês de abril, dois eventos são destacados em Minas Gerais. A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais retoma a tradição de promover evento com a temática de comunicação em saúde. Desde os anos de 2010, em que a Escola de Saúde Pública de Minas Gerais promovia o “Seminário Mídia e Saúde”, não são realizados congressos com a temática. O Encontro Mineiro de Comunicação em Saúde (EmiCOM) ocorre nos dias 2 e 3 de abril com apresentação de trabalhos, debates e oficinas. As inscrições são feitas no endereço eletrônico https://www.saude.mg.gov.br/emicom.
O 1º Seminário Regional de Comunicação Pública de Minas Gerais será realizado pela Associação Brasileira de Comunicação Pública nos dias 8 e 9. O evento tem apoio da Fundação João Pinheiro, PUCMinas, Associação Mineira de Municípios e Viver Comunicação e traz nomes de referência na comunicação pública mineira. Inscrições podem ser feitas no site https://seminariominas.abcpublica.org.br.
De 02 a 04 de junho, também em Belo Horizonte/MG, acontecerá a 3ª edição do Convergência, um dos maiores eventos de inovação no setor público do Brasil. Evento que apresenta as principais inovações no setor público brasileiro, com projetos que se destacaram em áreas como serviços públicos, inovação aberta, linguagem simples, transformação digital, inteligência artificial, comunicação pública, gestão pública, entre outros temas. As informações estão disponíveis em https://bit.ly/cbh25.
Um novo movimento ocorre na Administração Pública. Inovação, comunicação, linguagem simples, gestão e outras áreas de atuação e estudo estão tomando espaço tanto na teoria quanto na prática dos poderes públicos. Em todo contexto de renovação, há resistência. Torçamos para que haja expansão dessa tendência também na alta gestão.