Deseja Viajar? Garantimos os Melhores Preços!
CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!
Aeroporto de Americana (SP): obras vão ampliar número de voos e segurança; modernização deve impulsionar economia da região
Aeroporto de Americana (SP): obras vão ampliar número de voos e segurança; modernização deve impulsionar economia da região

Aeroporto de Americana (SP): obras vão ampliar número de voos e segurança; modernização deve impulsionar economia da região

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Nesta segunda-feira (2), o ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho, assinou a ordem de serviço para início das operações de infraestrutura no terminal.

Qual será o valor investido no Aeroporto de Americana?

O investimento total no empreendimento chega a R$ 16,3 milhões. Além disso, a iniciativa será executada diretamente pela Pasta.

“A primeira etapa foi feita. Os investimentos chegam a quase R$ 20 milhões, o que vai melhorar o terminal para dar mais segurança aos usuários. Além disso, é uma medida que vai aumentar a capacidade de recebimento de mais aviões. Consequentemente, isso vai ajudar no turismo de negócios e, sobretudo, no turismo de lazer”, pontuou o ministro.

“Estamos trabalhando para avançarmos na segunda etapa das obras, que será a ampliação da pista em torno de 300 a 400 metros. Dessa forma, nossa ideia é fazer com que o aeroporto de Americana possa, em um futuro próximo, ter capacidade de receber aviões ainda maiores, o que vai ajudar no desenvolvimento econômico da região”, complementou Costa Filho.

Aviação decola no Sudeste com movimentação de quase 10 milhões de passageiros em abril

Além disso, o setor segue em crescimento e eventos como o Aviação + Brasil, que homenageia empresas aéreas, destacam a evolução do segmento no país.

Veja alguns dos principais projetos e ações para o aeroporto:

Primeiramente, alargamento da pista de pouso e decolagem de 18 para 23 metros; ✅ Além disso, reforço na capacidade do pavimento; ✅ Implantação de áreas de segurança (RESAs) nas cabeceiras; ✅ Por outro lado, restauração das pistas de taxiamento e implantação de acostamentos; ✅ Instalação de novo balizamento luminoso e sinalização horizontal e vertical; e ✅ Por fim, implantação de sistema visual indicador de rampa de aproximação (PAPI) em ambas as cabeceiras.

Impacto na aviação regional

O diretor-presidente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), Roberto Honorato, destacou a iniciativa como um marco para a aviação regional, o que também contribui para o fortalecimento da economia a nível nacional.

“A aviação regional proporciona negócios, turismo, mobilidade, benefício à sociedade, diretamente. Isso só foi possível com a parceria entre diversas entidades, seja da administração pública ou privada. Por isso, é importante termos esse tipo de sinergia, pois só assim a aviação vai cumprir seu papel no desenvolvimento do Brasil”, disse.

Desenvolvimento socioeconômico no Aeroporto de Americana

Os recursos para as obras no Aeroporto Municipal de Americana são do Fundo Nacional de Aviação Civil (FNAC). A iniciativa faz parte do Plano Aeroviário Nacional. Ou seja, trata-se de um programa do governo federal, que tem o intuito de fortalecer a aviação regional por meio da modernização da infraestrutura de aeroportos.

Segundo a secretária Nacional de Aviação Civil Substituta, Thairyne Oliveira, a partir dessas intervenções, a ideia é impulsionar o transporte aéreo regional, atrair novos investimentos, contribuir para geração de emprego e renda e, consequentemente, fortalecer a economia local.

Além disso, Oliveira reforça que “a região vai se desenvolver a partir dos investimentos que estamos fazendo por meio de parcerias. Atualmente, temos 249 aeroportos que podem receber investimentos federais e o de Americana é um deles. Com isso, saímos de um aeroporto de avião geral para um aeroporto comercial”.

Por outro lado, de acordo com o MPor, além da influência do setor industrial, a evolução de setores como os de comércio e serviços contribuiu para que Americana registrasse, no ano passado, o maior movimento de passageiros da história do município. O volume chegou a 25.812 embarques e desembarques – quadro que, segundo o prefeito Chico Sardelli, pode melhorar ainda mais.

“O aeroporto é um elo entre a logística aviária de toda a região, garantindo um alívio para aeroportos como Viracopos, Campinas e Jundiaí”, afirmou o gestor local.

Capacidade de novas aeronaves

Com isso, a partir das melhorias anunciadas, o aeroporto estará apto a operar aeronaves código 2C, ou seja, de porte médio, como o modelo ATR42, que leva cerca de 50 passageiros, inclusive em operações noturnas.

📢 Fonte: Brasil 61

 

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!