Como gerar link de pagamento? 4 opções para e-commerce

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Você sabe como gerar link de pagamento para e-commerce? Essa modalidade de checkout é bastante conveniente para diversos empreendimentos digitais que não contam com uma loja virtual própria, mas desejam disponibilizar um método rápido, eficiente, seguro e profissional de pagamento para seus clientes.

O mundo digital virou um terreno extremamente dinâmico e fértil para diversos tipos de negócios que querem consolidar suas marcas e atingir o máximo de pessoas possíveis. Ocupar a internet é mais do que um diferencial competitivo para a grande maioria das empresas, mas uma necessidade de sobrevivência.

O e-commerce, por exemplo, ano após anos, vem ganhando antigos medos e preconceitos dos consumidores em fazer compras na internet por medo de fraudes e vulnerabilidades de segurança.

Entretanto, esse segmento vem registrando crescimento anual e a expectativa é de que ele termine o ano de 2023 com a receita de R$185,7 bilhões, segundo reportagem do Terra.

Esse crescimento reflete-se tanto na transformação digital avassaladora de pequenos e grandes negócios, como também pelo incremento da segurança e métodos de pagamento com o passar do tempo.

O smartphone, por exemplo, é responsável por U$2,2 trilhões da receita do e-commerce mundial em 2023, o que representa 60% de todas as vendas no varejo digital ao redor do mundo. Os dados são do Statista.

É justamente no contexto dessas constantes inovações e aprimoramentos da experiência de consumo no mercado digital que surgiu a transação por link de cartão de crédito, débito, Pix e boleto bancário.

Nesse conteúdo, vamos te mostrar como funciona esse método e a melhor maneira de gerar link de pagamento para seu negócio. Entenda as principais vantagens e quando disponibilizar essa opção para os seus clientes!

Vem com a gente!

O que é link de pagamento?

Antes de aprender como gerar link de pagamento, vamos falar um pouco sobre o conceito e funcionamento desse recurso.

Com essa opção de checkout, o lojista envia diretamente um link para o cliente efetuar o pagamento sem a necessidade de acessar uma loja online, baixar aplicativo ou se dirigir a um estabelecimento físico.

O link é enviado de forma 100% personalizada com todos os detalhes da compra, como:

  • valor do produto;
  • descrição de cada item;
  • opções de pagamento;
  • data de expiração, etc.

Além disso, o link de pagamento conta com interface e identidade visual da loja virtual que o disponibilizou. Esse detalhe traz mais credibilidade e passa mais segurança ainda ao consumidor na hora de fazer o pagamento.

Dentre as opções de transação, pode ser gerado link de cartão de crédito, cartão de débito, Pix, boleto bancário e até outros métodos menos conhecidos. Tudo depende da plataforma de pagamento que a loja virtual contrata para oferecer esse serviço.

Gerar link de pagamento é uma solução extremamente conveniente e prática para pequenos negócios que ainda estão dando seus primeiros passos na internet e não contam com a estrutura de uma loja virtual.

Em especial, lojistas que atuam especificamente em redes sociais, como Instagram, Facebook e Whatsapp, podem utilizar esses espaços como forma de divulgação e interação com os seus seguidores/clientes.

Na hora de fechar negócio é que o link de pagamento entra em cena e liquida diretamente os valores cobrados na conta do vendedor.

Como funciona o link de pagamento com cartão de crédito?

Afinal, como funciona o link de pagamento com cartão de crédito na prática? Imagine que você seja um lojista com página no Instagram. Lá você expõe seu catálogo de produtos com descrição detalhada de cada item, valores, valores de frete, etc.

Um cliente, enquanto navega pelas publicações da página, escolhe três produtos por R$60 cada. Para fechar a compra, o consumidor entra em contato com o lojista via direct do Instagram ou por meio de link para o Whatsapp na bio da página.

O cliente informa quais são os três produtos que ele deseja comprar. A partir daí, o lojista acessa a ferramenta de pagamento do seu negócio e faz a solicitação do link junto ao intermediário.

Nesse momento, ele precisa discriminar os valores de cada produto e o tempo de expiração do link. Esse processo geralmente é extremamente intuitivo e vem acompanhado de um formulário bem simples para que o lojista precise apenas preencher as lacunas.

Após gerar link de pagamento e enviá-lo, o consumidor entrará na página do checkout com a interface da marca e escolherá qual o método de pagamento de sua preferência.

Realizado o pagamento, a compra é confirmada em instantes e o pedido é realizado! Tudo bem prático, simples e eficiente, não é mesmo?

Toda essa transação é protegida não só pelos recursos de segurança inatos ao modelo de pagamento escolhido, como cartão de crédito, Pix ou boleto bancário, como também criptografia que protege os dados de cartão de crédito e outras informações pessoais dos  participantes.

Entretanto, é importante o cliente também verificar a validade dos links que visita, como a autenticidade da URL e a veracidade dos dados que são cobrados no momento do checkout.

Quando usar link de cartão de crédito?

Quando usar link de cartão de crédito ou para outros meios de pagamento para seus clientes? Em quais situações de venda esse mecanismo é conveniente e recomendável? Aqui, separamos quatro momentos interessantes para gerar link de pagamento para seus clientes:

  • Vendas em redes sociais
  • Recuperação de carrinho de compra no e-commerce
  • Vendas de produtos exclusivos
  • Vendas por telefone.

Na maioria dos casos, esse recursos de pagamento é interessante exclusivamente para vendas digitais, mas vamos ver que negócios via telefone podem também utilizar o link de pagamento como checkout.

Entenda melhor como funciona a venda por link em cada um desses contextos:

Vendas em redes sociais

As redes sociais representam um ambiente valioso para o e-commerce no Brasil e no mundo.

A estrutura “business friendly” que algumas dessas plataformas têm, principalmente Instagram e Facebook, somada com o alto potencial de alcance, viralização e engajamento de conteúdos forma a equação ideal para o vendedor.

61% das empresas que participam ativamente das redes sociais registraram um aumento de receita após essa decisão.

Além disso, vendedores que estão presentes nessas plataformas alcançam entre 40% e 50% mais lucros do que os que não estão. Esses dados são do HubSpot.

Além de todos os benefícios, as redes sociais são um espaço interessante para vendedores que não contam com uma loja virtual oficial.

Lá, eles já contam com uma estrutura pronta para divulgar seus produtos, publicar conteúdos para intensificar o engajamento e dialogar com o público.

E se a maioria das redes sociais não contam com uma estrutura de pagamentos própria, os lojistas podem gerar link de pagamento para criar um canal de venda simples, rápido, conveniente e de credibilidade com seu público.

Isso mostra que o mundo digital possui recursos disponíveis para todo e qualquer tipo de empresa fechar negócios e interagir com seu público com facilidade!

Recuperação de carrinho de compra no e-commerce

Você conhece o recurso de recuperação do carrinho de compra? Não? Pois saiba que, se você possui uma loja online, ele é um mecanismo fundamental para incentivar seu consumidor a fechar negócio.

Ele funciona basicamente assim: imagine que o cliente esteja navegando pela loja virtual do seu negócio e comece a preencher o carrinho de compras com os produtos que deseja levar.

Entretanto, por algum motivo, ele pode simplesmente esquecer os produtos lá, porque se distraiu com outra coisa na internet ou teve um imprevisto no momento, e não realizou a compra.

Outra possibilidade são imprevistos com algum recurso de pagamento, instabilidade do servidor onde o site está hospedado, saída de um produto escolhido do estoque de última hora, etc.

Em qualquer um desses contextos, tanto um vendedor do site pode entrar em contato ou uma simples mensagem automatizada pode ser enviada para tentar recuperar esse cliente e fazê-lo fechar negócio novamente.

Isso se chama recuperação do carrinho de compra. Dessa forma, a loja dará uma nova oportunidade para o cliente fazer a compra dos mesmos produtos.

E o melhor: ele não precisará se dirigir ao site e selecionar todos os produtos novamente. Basta gerar um link de pagamento com todas as informações do carrinho de compras abandonado reproduzidas.

Então basta o consumidor acessar o link, conferir as informações dos produtos e o valor de pagamento, e fazer a compra da maneira que preferir.

Essa estratégia é extremamente eficiente porque ela ativa um gatilho que toca nas necessidades do cliente. Uma vez que ele já selecionou aqueles produtos, as chances dele ainda desejá-los são altas.

Quando ele recebe tudo de mão beijada com um link personalizado então fica bem mais fácil!

Vendas de produtos exclusivos

Promoção relâmpago! Venda exclusiva! Últimas horas! Esses são alguns truques de copywriting para anunciar produtos específicos que estão com preços exclusivos.

Essa solução, inclusive, sempre cai muito bem quando lojas desejam vender os últimos itens daqueles produtos que estão encalhados no estoque e precisam de um empurrãozinho a mais para serem convertidos em receita.

Mas como fazer link de pagamento nesse contexto? O ideal é divulgar banners e conteúdos para a promoção dos produtos nos principais canais estratégicos da empresa, como site oficial, redes sociais, e-mail marketing, etc.

Cada uma dessas comunicações deve conter um CTA (Call-to-action), que nada mais é que um botão de ação para convidar o cliente que está lendo a mensagem a tomar uma decisão de compra.

Nesse caso, o CTA pode trazer a seguinte mensagem com o link para a página de checkout do produto:

  • “Compre agora mesmo!”
  • “Aproveite as últimas unidades!”
  • “Clique aqui para aproveitar a promoção!”, etc.

Dessa forma, todos os clientes que clicarem no link já serão direcionados diretamente para a página de pagamento do produto com todas as informações e valores já preenchidos.

O consumidor só precisará escolher o método de pagamento e confirmar a transação para aproveitar a promoção de forma rápida, simples e eficiente!

Para incentivar ainda mais o espírito de urgência no público, o lojista pode inserir a contagem regressiva para o tempo de expiração do link na própria página de checkout. Assim, fica clara a mensagem para o consumidor de que aquele preço é só por tempo determinado!

Vendas por telefone

Alguns canais de venda, apesar de antigos, continuam mais presentes do que nunca no mundo dos negócios. E o telefone é um deles.

Em especial, negócios omnichannel que contam com canais de vendas via telefone podem trabalhar com a geração de link para dar mais conforto e conveniência ao consumidor, uma vez que repassar números de cartão de crédito oralmente é desgastante e pode resultar em informações mais imprecisas.

Esses processos são bem comuns principalmente em vendas de serviços, como internet, luz, acionamento de seguros, etc.

Além disso, muitos vendedores que não possuem loja virtual ou física, mas apostam apenas na divulgação em rede social, também utilizam ligações telefônicas para fechar negócio, principalmente quando o alcance tem limitação local.

Portanto, na hora de fechar o negócio, consulte com o cliente qual é o canal ideal para enviar o link de checkout para ele realizar o pagamento. Ele pode ser enviado por SMS, e-mail, conversa no Whatsapp, etc.

Assim, todo o atendimento é feito pelo telefone e o pagamento é feito de forma digital, trazendo mais conveniência e conforto para todas as partes envolvidas.

Como gerar link de pagamento com cartão de crédito?

Por fim, como receber pagamentos online via cartão de crédito? Caso você queira vender pela internet e gerar link de pagamento para seus clientes, você precisará investir em um gateway de pagamento completo e que transmita credibilidade.

É dono de um negócio e não sabe como montar a estratégia de pagamentos da sua empresa? Confira a conversa abaixo e conheça todas as tendências do mercado:

Gateways de pagamento podem ser adquiridos por meio de uma plataforma white label. Você sabe o que é isso?

Plataformas de pagamento white label são desenvolvidas por fintechs e oferecidas para empresas implementar na sua estrutura operacional. A ferramenta pode ser utilizada de forma integral e é facilmente adaptável a qualquer tipo de negócio.

O nome “white label” significa “rótulo em branco”, isto é, as empresas podem investir nessas plataformas e customizá-las de acordo com a identidade visual da sua própria marca como se fossem suas.

Lembra quando falamos que, ao gerar link de pagamento para seus consumidores, a página do checkout seria customizada com detalhes da marca? Isso é uma manifestação white label na prática.

Mais do que gerar link de pagamento, um bom gateway de pagamento também oferece soluções diversas de transação, como:

  • Boleto bancário
  • Cartão de crédito e débito
  • Carteiras digitais, como Apple Pay, Samsung Pay e Google Pay
  • Transações via Pix, etc.

Preza pela segurança criptográficas de ponta a ponta, credibilidade no mercado e capacidade de customização de cobranças, como split de pagamentos, pagamento recorrente, dentre outras.

E então, aprendeu como funciona link de pagamento no cartão de crédito? Maravilha! Não perca o timing e continue sempre agregando tecnologias inovadoras para seu e-commerce com o objetivo de aumentar a eficiência, melhorar a receita e, claro, impulsionar a experiência de compra dos seus clientes!

Até a próxima!

Este artigo foi escrito pela Zoop, fintech líder em tecnologia para serviços financeiros.

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