Gestão de recebíveis para lojistas multicanais como fazer
Gestão de recebíveis para lojistas multicanais como fazer

Gestão de recebíveis para lojistas multicanais: como fazer?

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

A gestão de recebíveis para lojistas multicanais é uma prática essencial para a saúde financeira das marcas que usam mais de um ponto de venda. Isso porque permite controlar as movimentações de maneira centralizada.

Dessa forma, você, como gestor, pode acompanhar os resultados e o dinheiro previsto para entrar no caixa da empresa de forma prática e rápida, o que facilita o planejamento financeiro.

Porém, para obter bons resultados, é importante se atentar ao passo a passo que apresentamos neste artigo.

Confira a explicação que apresentamos nas próximas linhas e veja o tutorial que ensina como melhorar a gestão de recebíveis para os lojistas multicanais!

O que é gestão de recebíveis para lojistas multicanais?

A gestão de recebíveis é o monitoramento dos valores que as empresas vão receber. Já lojistas multicanais são empresários que vendem por mais de um canal (como loja física e marketplace). Logo, a gestão de recebíveis para lojistas multicanais é a centralização do controle das contas a receber dos vários pontos de venda em um único sistema.

O objetivo da prática é garantir que você possa visualizar e acompanhar todos os recebíveis no e-commerce e na loja física, de um só lugar, a fim de melhorar o planejamento financeiro.

Qual a importância da gestão de recebíveis para lojistas multicanais?

A gestão de recebíveis para lojistas multicanais é importante para manter a saúde financeira do comércio, já que permite que o gestor monitore tudo o que precisa receber de maneira centralizada. Ou seja, tenha total controle das entradas de dinheiro.

Desse modo, você pode fazer um melhor planejamento financeiro, como traçar estratégias de investimento ou agendar a compra de insumos para quando o pagamento for realizado (o que facilita a negociação de melhores condições de pagamento com os fornecedores).

Adicionalmente, o processo ajuda a manter o fluxo de caixa (as entradas e saídas de dinheiro) e a conciliação de vendas em canais distintos. Aliás, este último ponto é essencial para manter o controle do estoque.

No entanto, existem alguns desafios que podem dificultar a prática, como a necessidade de integrar e tratar os dados sem perder informações no caminho.

Afinal, imagine “ficar de olho” no dinheiro a receber derivado das vendas de dois ou mais canais. Manter os registros em dia, sem confundir nenhuma entrada, e ainda acompanhar as datas de recebimento é um baita desafio, concorda?

Veja como é possível superar esse problema no próximo tópico!

Como fazer a gestão de recebíveis corretamente?

O tutorial que mostra como fazer a gestão de recebíveis para lojistas multicanais inclui os seguintes passos:

  1. Registrar todas as vendas de maneira integrada;
  2. Fazer a conciliação dos pagamentos;
  3. Monitorar o índice de inadimplência;
  4. Prever os recebíveis.

Entenda melhor logo abaixo!

1. Registrar as vendas de maneira integrada

O primeiro passo da gestão de recebíveis para lojistas multicanais é registrar as vendas de todos os canais (como marketplace, loja online, loja física e redes sociais) de forma integrada. Isto é, em um único sistema ou planilha.

Esse processo ajuda a manter o controle, já que você consegue visualizar todos os recebíveis de um só lugar e reduz a incidência de erros (como duplicação de registros).

2. Fazer a conciliação dos pagamentos

Em seguida, faça a conciliação dos pagamentos. A intenção é conferir os registros de todos os canais de venda a fim de assegurar que não apresentem erros.

Aqui, é fundamental incluir na lista não apenas os valores, mas também as datas de venda, os dias previstos para que o dinheiro caia na conta da loja e a forma de pagamento usada (como cartão de crédito e boleto bancário).

3. Monitorar o índice de inadimplência

O terceiro passo envolve monitorar o índice de inadimplência dos clientes (por esse motivo, é importante conferir as datas de pagamento). A ideia é manter um controle dos prazos concedidos aos consumidores para quitar boletos e dos prazos de repasse pelos bancos.

Dessa maneira, fica mais fácil traçar uma estratégia de cobrança a fim de manter o fluxo de caixa e evitar perdas financeiras.

4. Prever os recebíveis

O quarto e último passo é fazer uma previsão dos recebíveis. Para tanto, use os dados que coletou na segunda etapa para projetar o dinheiro que vai entrar no caixa no período (que pode ser nos próximos dias ou meses).

No mais, acompanhe as entradas para verificar se sua projeção se realizou. Caso não se realize, confira a lista de inadimplentes e monte uma estratégia de cobrança.

Agora que você já sabe como fazer, que tal ver dicas de como melhorar a gestão de recebíveis para os lojistas multicanais? Continue a leitura e confira!

Dicas para gestão de recebíveis para lojistas multicanais: melhores práticas!

As melhores práticas para gerenciar os recebíveis em lojas multicanais envolvem:

  • monitorar os prazos de vencimento dos boletos e das parcelas (e as datas de repasse para o comércio);
  • reavaliar as taxas das compras a prazo para reduzir a inadimplência;
  • criar e analisar os relatórios de vendas (e recebíveis) com frequência;
  • prever riscos (como o de não pagamento) a partir da análise de dados históricos.

A lista de dicas para gestão de recebíveis para lojistas multicanais ainda inclui a automação da gestão de recebíveis a partir da adoção de um sistema de gerenciamento financeiro que permite:

  • centralizar os registros dos recebíveis dos diferentes canais de venda;
  • aumentar a visibilidade da saúde financeira do negócio;
  • reduzir a dependência das ferramentas de marketplace (pois você tem um sistema de controle próprio);
  • prever entradas;
  • conciliar cartões e boletos.

Dessa forma, você tem mais precisão nos cálculos e poupa tempo no controle dos valores a receber. Além do mais, a automação permite escalar as operações com facilidade. Basta adicionar outros canais de venda à plataforma sempre que precisar.

Pronto, você tem todas as informações que precisa para fazer a gestão de recebíveis em uma loja multicanal. Agora, precisa apenas colocar as dicas que viu neste artigo em prática. Está preparado?

Este artigo foi escrito pela F360, plataforma de gestão financeira para lojas e franquias, que torna o gerenciamento desses negócios muito mais eficiente, seguro, fácil e dinâmico.

Acompanhe mais notícias no Jornal Montes Claros.com.br e fique por dentro dos principais acontecimentos da região!

CLIQUE AQUI - Para receber as notícias do Jornal Montes Claros direto no seu WhatsApp!!!

Vanfall Chegou a Montes Claros !!!

Sobre Jornal Montes Claros