Últimas Notícias

Mais de metade da população brasileira é usuária de Internet

“Pela primeira vez na série histórica da pesquisa TIC Domicílios, a parcela da população que é usuária de Internet ultrapassa 50%”, comenta Alexandre Barbosa, gerente do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (CETIC.br), órgão ligado ao Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e ao Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br). Esse é o principal indicador da nona edição do estudo, referente ao ano de 2013, divulgada nesta quinta-feira, 26/6.

Mais de metade da população brasileira é usuária de Internet
Mais de metade da população brasileira é usuária de Internet

Isso significa que, em 2013, o país já tinha 859,9 milhões de usuários de internet (indivíduos de 10 anos ou mais que usaram a internet ao menos uma vez no perído em que foi feita a pesquisa).

A pesquisa foi realizada em mais de 16 mil domicílios brasileiros (16.887) em 350 municípios, entre setembro de 2013 e fevereiro de 2014. Entre os destaques, observa-se também o crescimento da proporção de usuários de Internet pelo celular, além do maior acesso a equipamentos portáteis, como notebooks e tablets.

“Infelizmente, ainda não é possível saber o quanto desse rápido crescimento do acesso móvel contribuiu para o aumento significativo do acesso internet entre toda a população”, afirma Barbosa. “Não fizemos esta pergunta na pesquisa e considerando os dados  demográficos dos usuários que fizeram acesso móvel, percebe-se uma sobreposição muito grande da população que já tinha internet no domicílio passando a ter também o acesso móvel”, completa.

Apesar do crescimento entre a população, considerando apenas os domícios com acesso à Internet em 201, somente 43% estão conectados, correspondendo a 27,2 milhões em números absolutos. A maioria dos domicílios sem acesso à internet estão em regiões com baixo IDH e em áreas rurais.

As desigualdades por classe social e área geográfica persistem: na classe A, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 98%; na classe B, 80%; na classe C, 39%; e nas classes D e E, 8%. Nas áreas urbanas, a proporção de domicílios com acesso à Internet é de 48%, enquanto nas áreas rurais é de 15%.

“Registramos um crescimento considerável de acesso na classe C, de 38% em 2012 para 49% em 2013 e já começamos ver as classes D e E entrando nessse mundo, com 17% das residências com algum tipo de acesso”, afirma Barbosa.

Apesar disso, 24,2 milhões de domicílios com renda familiar de até dois salários mínimos ainda estão desprovidos de acesso à Internet. “Mesmo com o crescimento ano após ano, o Brasil ainda encontra desafios para a massificação do acesso à Internet. Nossas análises identificam um conjunto complexo de fatores geográficos, sociais e econômicos que precisam ser observados sobre a expansão da conectividade em todo o território nacional”, afirma Barbosa.

De acordo com ele, o custo do acesso segue sendo a maior barreira. O  brasileiro não tem condições de pagar peloa acesso. Quem já conseguiu acesso nas classes D e E o fazem através de planos de banda larga popular.

Nos lares com acesso à Internet, 66% das conexões são feitas por meio da banda larga fixa. Mais da metade dos brasileiros já acessa a internet a velocidade superiores a 2Mbps. E apesar de uma parcela significativa, de 13% dos entrevistados, não saber a velocidade contratada, é possível afirmar uma tendência de crescimento acelerado da presenção de conexões com velocidades mais altas.

Celulares cada vez mais presentes
Ainda segundo o estudo, em 2013, 85% das pessoas com 10 anos de idade ou mais usavam telefone celular, totalizando 143 milhões de brasileiros. Nas classes D e E esta proporção é de 69% e na área rural é de 73%.

O uso da Internet no celular destacou-se em 2013: 31% dos brasileiros com 10 anos ou mais acessaram a rede pelo aparelho, o que representa 52,5 milhões de pessoas em números absolutos. Esse percentual mais que dobrou nos últimos dois anos: em 2011 era de 15% dos usuários e 20%, em 2012.

Dos que acessaram a internet por celular, 75% usaram 3G ou 4G e 62% usaram WiFi. Detalhe:3G e 4G estão na mesma categoria de resposta: acesso via rede móvel . Não dá para saber 4G separado. E 22% dos que acessaram a internet móvel o fizeram por modem 3G.

A TIC Domicílios 2013 aprofundou ainda o estudo das atividades realizadas no telefone celular e constatou que 30% dos usuários de telefone celular acessaram redes sociais; 26% compartilharam fotos, vídeos ou textos; 25% acessaram e-mails; e 23% baixaram aplicativos.

Cresce também a presença de tablets e notebooks
A TIC Domicílios 2013 constatou que 49% dos domicílios têm computador, o que representa um crescimento de três pontos percentuais em relação a 2012. Em números absolutos, existem 30,6 milhões de domicílios com computador.

Em relação ao tipo de computador, cresceu a presença dos portáteis (laptops e notebooks), alcançando 57% dos domicílios com computador. Em 2012, essa proporção era de 50%. O que também aumentou foi a presença de tablets, que estão presentes em 12% dos domicílios com computador, representando uma proporção superior à registrada em 2012, que era de 4%.

Para acessar a pesquisa TIC Domicílios 2013 na íntegra, assim como as pesquisas dos anos anteriores, visite http://cetic.br/.