Últimas Notícias

Aplicativo reproduz frases para pessoas com necessidades

A empresa de tecnologia Midi Music desenvolveu um aplicativo para ajudar pessoas com necessidades especiais na fala.  O AppGaia pode ser baixado por  download nos dispositivos Android, na Google Play e é um repetidor de frases e possui mais de 160 falas pré-gravadas em português e alemão para que o usuário que possui dificuldades na comunicação oral possa interagir com outra pessoa.

Para utilizar o aplicativo, o usuário precisa apenas escolher o texto desejado, balançar o aparelho celular e a frase é reproduzida, falando pelo usuário. Há existe a opção de gravar outras frases, através da internet, e criar um banco de dados personalizado para as necessidades diárias do proprietário do aparelho.

O AppGaia pode ser baixado por  download nos dispositivos Android, na Google Play
O AppGaia pode ser baixado por download nos dispositivos Android, na Google Play

Uma outra ferramenta do aplicativo é a tradução em áudio de frases do português para o alemão e vice-versa. Ele ainda oferece outras funcionalidades como reprodução de músicas e de hinos de clubes e seleções.

O empresário idealizador do sistema, Roberto Bittar, conta que o aplicativo foi incentivado pelo Consulado Honorário da Alemanha em Minas Gerais, coma preocupação de receber bem os alemães que estarão em Belo Horizonte para o jogo da semifinal da Copa do Mundo. “Nossa empresa tem a experiência de trabalhar com produtos específicos para pessoas com deficiência. Queremos facilitar a comunicação e propiciar a interação entre os usuários”, disse. Ainda de acordo com Bittar, há a previsão de outros usos para o AppGaia ligados ao turismo, como a disponibilização de informação por áudio e a disponibilização das falas e áudios em outros idiomas.

A disponibilização do novo aplicativo é resultado de Chamamento Público realizado pela Belotur a fim de credenciar empresas que realizam atendimento multilíngue, por vias telefônica, virtual e digital. Por meio do Chamamento também foram credenciados os serviços de atendimento via totens digitais e via telefônico.