Últimas Notícias

Twitter registra aumento de pedidos de governos por dados de usuários

O Twitter registrou um aumento significativo das solicitações de dados de contas de usuários feitas por governos no primeiro semestre, de acordo com relatório de transparência divulgado pela rede social na quinta-feira (31).

Twitter registra aumento de pedidos de governos por dados de usuários
Twitter registra aumento de pedidos de governos por dados de usuários

A empresa diz ter recebido 2.058 pedidos de 54 países diferentes nos últimos seis meses, um aumento de cerca de 46% em relação ao segundo semestre do ano anterior.

Mais da metade das solicitações foi feita pelos Estados Unidos, fato que se repete desde que o Twitter começou a lançar o relatório em 2012, e a maioria faz parte de investigações criminais. No Brasil, foram registradas 77 solicitações.

Os pedidos das autoridades por remoção de conteúdo também cresceram, com 432 casos registrados (aumento de 14%). Oito vieram de autoridades brasileiras.

Luta por transparência

A pesquisa não inclui pedidos relacionados a temas de segurança nacional, já que o Twitter, assim como outras companhias da internet, foi proibido de revelar informações do tipo publicamente, segundo post no blog da rede social.

O site informa que se reuniu com o Departamento de Justiça dos Estados Unidos (DOJ, na sigla em inglês) no começo do ano e pediu permissão para divulgar um relatório com dados sobre o assunto, mas não obteve sucesso.

Em abril, a companhia elaborou um rascunho da pesquisa que apresentava informações relevantes sobre segurança nacional e enviou-o ao DOJ, pedindo que o órgão retornasse o documento indicando quais informações não poderiam ser publicadas, mas ainda não obteve resposta.

Folhapress