Últimas Notícias
Norte de Minas - Samu alerta para os perigos de acidentes provocados pela linha com cerol
Norte de Minas - Samu alerta para os perigos de acidentes provocados pela linha com cerol

Norte de Minas – Samu alerta para os perigos de acidentes provocados pela linha com cerol

Nesse período de clima seco e com bastante incidência de ventos, característica do mês de agosto, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) do Norte de Minas alerta para os perigos de acidente provocados pela linha de cerol.

Norte de Minas - Samu alerta para os perigos de acidentes provocados pela linha com cerol
Norte de Minas – Samu alerta para os perigos de acidentes provocados pela linha com cerol

Apesar de proibidos por lei, esses materiais cortantes ainda são muito utilizados, representando um risco, especialmente para quem anda de motocicleta.

O cerol é uma mistura de cola e caco de vidro, principalmente de lâmpadas fluorescentes, colocado em linhas grossas de pipas ou papagaios, com objetivo de cortar as linhas de outras pipas, derrubando-as.  Em contato com a pele, o cerol e seus assemelhados, como a “linha chilena” (versão ainda mais perigosa, que substitui o vidro por pó de alumínio), têm o mesmo poder cortante de uma navalha.

Apesar de não haver dados estatísticos oficiais a respeito, estudos apontam que, entre os motociclistas, de cada dez lesões, oito atingem a região entre o pescoço e a face. Em sua maior parte, as mortes são causadas pela grande perda de sangue decorrente de cortes profundos nas artérias que passam por essa região.

A ameaça das linhas cortantes também se estende a pedestres, ciclistas, paraquedistas, praticantes de voo livre e até pássaros.

De acordo com a Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), 25% dos acidentes de moto causados por cerol matam. Segundo o último levantamento feito pela Abram, 50% dos acidentes deste tipo deixaram as vítimas em estado grave ou gravíssimo e outros 25% dos acidentes causaram danos leves.

Com objetivo de proteger os condutores contra as linhas com cerol, a Resolução 356 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), de agosto de 2012, tornou obrigatória a instalação de antenas cortantes em motocicletas para quem trabalha com motofrete ou mototáxi.

Apesar de não eliminar o risco de acidente, o equipamento é o mais eficaz que existe. Essas antenas têm entre 65 e 70 cm de comprimento e são feitas de aço e uma lâmina na extremidade superior. A lâmina foi projetada para cortar somente a linha evitando que o motociclista se machuque se cair sobre ela.

Em Minas Gerais o cerol é proibido e a pena para quem for pego usando o produto é de três meses a um ano de prisão e pode responder pelo crime de lesão corporal culposa ou até por homicídio, ou pagamento de multa. Crianças e adolescentes flagrados soltando pipas com cerol podem ser encaminhados ao Juizado da Infância e da Juventude e os pais podem ser responsabilizados por deixar que seus filhos brinquem com substâncias perigosas.