Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Colunistas » Adilson Cardoso » Coluna – O Folclore em segundo plano nas festas de agosto

Coluna – O Folclore em segundo plano nas festas de agosto

As festas de agosto estão em pleno vapor, o centro de Montes Claros como sempre nesta época se enche de cores, fitas ao longo das ruas e avenidas com pessoas diferentes chegando para prestigiar, vindo de outras cidades aqui dos arrabaldes, de outros estados e até de outros países, o Folclore da “capital” do Norte de Minas é respeitado e querido lá fora.

Todavia do ponto de vista da preservação do festejo não sei até quando resistirá como cultura popular, falo com uma dose de medo por presenciar uma divisão nas atrações que deixa o folclore ainda mais distante do povo, principalmente dos mais jovens que em grande parte não se interessam por coisas tradicionais. As concentrações que deveriam estar em volta da Igreja do Rosário aguardando os Ternos com mais calor, estão na Praça da Matriz onde simultaneamente acontecem shows, exposições no Centro Cultural e barraquinhas nas imediações. Gostaria de saber se as festas de agosto acontecem por causa das manifestações folclóricas ou as manifestações folclóricas são apenas um atrativo a mais para as comemorações de agosto.

É bom que a Secretaria de Cultura comece a ver com olhos de educação cultural para não corrermos o risco de Catopés, Marujos e Caboclinhos entrarem para o rol dos extintos daqui a alguns anos. A Internet esta ai oferecendo de graça todo o seu conteúdo do luxo ao lixo e infelizmente pelo que notamos nesta safra de jovens rebeldes é que o lixo é bem mais sedutor.

Movimento na Praça da Matriz
Movimento na Praça da Matriz
Movimento em volta da Igreja do Rosário.
Movimento em volta da Igreja do Rosário.

Por Adilson Cardoso
Reporter/Cronista

Leia Também

Gol de bicicleta de Gareth Bale

Real Madrid conquista tricampeonato e 13º título da Liga dos Campeões

* Por: Jornal Montes Claros - 26 de Maio de 2018. Real Madrid conquista tricampeonato …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).