O Ranking do Saneamento é um estudo que realizado pela Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) Instituto Trata Brasil, desde 2007, e produz um diagnóstico dos principais indicadores de saneamento básico como abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto, e investimentos/arrecadação dos 100 municípios brasileiros com maior população (segundo dados do IBGE). Na última edição da pesquisa, divulgada no dia 22 de agosto e referente a 2012, Montes Claros ocupa a 21ª colocação no país.
A base de dados utilizada pelo estudo foi o Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS 2012) do Ministério das Cidades que reúne dados de cobertura e eficiência de prestadores de serviços de acesso à água, coleta e tratamento de esgoto e resíduos sólidos. Entre os objetivos da pesquisa estão mostrar a situação do saneamento básico nas 100 maiores cidades; valorizar os esforços das cidades mais bem posicionadas, além de incentivar as demais a evoluir para que a população tenha melhor qualidade de vida; conscientizar e estimular envolvimento da sociedade na cobrança pela priorização do saneamento. O estudo também avalia os serviços de saneamento básico prestados nas maiores cidades do país, especialmente em água tratada, esgotamento sanitário e nas perdas de água.
O maior município do Norte de Minas ainda conquistou o quarto lugar no estado sendo superada apenas por Uberlândia (sexta posição), Belo Horizonte (18ª) e Uberaba (19ª). Comparando-se Montes Claros com as capitais brasileiras, então, a cidade é superada no ranking apenas por Curitiba (9ª) e pela capital mineira. Em determinados quesitos como “tratamento de água e esgoto” e “novas ligações de esgoto/ligações faltantes” a situação de Montes Claros é ainda melhor: 18ª e 19ª, respectivamente. O estudo pode ser acessado na íntegra no site www.tratabrasil.org.br.