Últimas Notícias

Saúde – Sentar de forma errada mata a libido e aumenta o estresse

Sentar de maneira errada não dá só dor nas costas não. Postura errada causa depressão, raiva, dificulta a digestão, reduz a energia e mata a libido. Um estudo realizado na Nova Zelândia concluiu ainda que pessoas que sentam de maneira torta são mais negativas, autocríticas, usam mais palavrões e têm humor mais amargo.

Sentar de forma errada mata a libido e aumenta o estresse
Sentar de forma errada mata a libido e aumenta o estresse

Manter a postura ereta – enquanto anda, deita ou principalmente sentado na mesa de trabalho – é importante para manter a curvatura ideal da coluna e prevenir dores. “Além dos problemas óbvios, sentar errado ‘aperta’ a área abdominal, reduzindo o fornecimento de oxigênio e nutrientes. Além de atrapalhar a digestão, causa lentidão e aumentando o cansaço”, explica Sammy Margo, porta-voz da Chartered Society of Physiotherapists.

Maus hábitos em relação a postura dificultam também a respiração. “Quando isso acontece, o corpo percebe que está sendo atacado, então responde de forma pior ao estresse, dificultando o sono e reduzindo os níveis de energia”, continua. E é aí que entra a libido ou a falta dela. Com tão pouca energia, o corpo não tem forças para uma noite animada sob os lençois e, inclusive, começa a nem querer mais ter uma.

O estudo comparou os resultados de estresse, humor e respostas do corpo a outros estímulos de pessoas que se sentam de maneira certa e errada. Além dos resultados já ditos acima, quem mantém a postura ereta a maior parte do parte disse sentir menos medo e menos vontade de falar.

Um estudo anterior da York University, do Canadá, já havia concluído que as pessoas acham mais fácil ter pensamentos positivos quando estão sentadas de forma regular.