Inicio » Mais Seções » Internet atinge a marca de 1 bilhão de websites

Internet atinge a marca de 1 bilhão de websites

A internet acaba de chegar a um marco histórico. Em setembro deste ano o mundo passou a ter 1 bilhão de sites na web. A informação foi divulgada pelo Internet Live Stats, que analisa o crescimento da web no mundo.

Internet atinge a marca de 1 bilhão de websites
Internet atinge a marca de 1 bilhão de websites

O Internet Live Status não indica qual foi o dia que o bilionésimo site foi criado, mas a estimativa é que o número tenha sido atingido no início deste mês. Apesar da quantidade expressiva, o Internet Live Status avisa que aproximadamente 75% dos endereços na web estão inativos.

“Isso é normal. E 250 milhões de sites ativos são uma enormidade. Aqui no Brasil ainda há claras dificuldades, por questões de conjuntura e estrutura, como a banda larga em baixa velocidade. Mas também estamos no mundo virtual de maneira ativa, cada dia mais”, disse Gabriel Rossi, especialista em marketing digital.

O bilionésimo site não foi apontado pelo Internet Live Status, que pretende descobrir quem é o responsável por atingir o marco, para, então, avisar ao dono. A internet como nos a conhecemos foi criada há apenas 25 anos com a criação de um sistema de hyperlinks que permitiram a popularização da world wide web (www). Até então, o uso da rede era restrito para pesquisadores e militares.

O criador do www, Tim Berners-Lee é hoje um militante da internet livre e viaja pelo mundo dando palestras por uma melhor governança da rede, hoje centralizado no órgão ICANN, nos EUA. Ele também é entusiasta do Marco Civil da Internet no Brasil e pensa em criar um documento global tendo como base esse conjunto de leis brasileiros.

Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).