Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia

Montes Claros – Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho realizou, nos últimos quatro anos, mais de 23 mil exames de mamografias. Desde 2010 o acesso aos exames de mamografia tem aumentado e com em 2013, os exames praticamente dobraram. De 2010 a 2013 foram realizados 19.004 exames e, em 2014, até o início deste mês, já foram realizados mais 4.325 procedimentos. A maioria dos exames foi realizada através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Montes Claros - Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia
Montes Claros – Hospital Dilson Godinho duplica exames de mamografia

Em 2010 foram realizados 3.649 mamografias; em 2011: 4.530; em 2012: 4.612 e em 2013: 6.213. O aumento de 34,71% de 2012 para 2013 é em decorrência de ações realizadas pela Fundação Dilson Godinho objetivando conscientizar as mulheres sobre a importância do exame, apoiadas em medidas adotadas pelo Governo de Minas como a redução da idade para que as mulheres possam ter direito ao exame pelo SUS.

O médico mastologista Ricardo Alcântara, do Hospital Dilson Godinho, destaca que um dos motivos que resultou no aumento do número de exames de mamografia, se deve ao fato de o Governo de Minas ter reduzido a idade das mulheres que devem fazer o exame, de 45 para 40 anos. “Desde o ano passado, com a novidade para as usuárias no Sistema Único de Saúde (SUS) de Minas Gerais, agora, a partir dos 40 anos de idade, elas já podem pedir o exame de mamografia em qualquer unidade de saúde sem ter de passar por consulta médica. Com a ampliação do serviço – que era disponibilizado para as mulheres dos 45 aos 69 anos, a tendência era de que o número de exames de mamografias aumentasse”, observa o mastologista ao ressaltar que outro motivo foi a conscientização da população de que a prevenção é o melhor remédio para evitar o diagnostico da doença.

Ainda segundo o mastologista, o agendamento de exames que o Hospital Dilson Godinho realiza em diversos bairros de Montes Claros e campanhas na região conscientizam as mulheres da real necessidade de se realizar o exame anualmente. “Temos que conscientizar as mulheres da fundamental importância de se realizar o exame, pois quanto mais precoce a confirmação do câncer, mais cedo podemos combater esse mal que mais mata mulheres nos últimos anos”, enfatiza.

Com Rubens Santana


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).