Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Serviço Família Acolhedora: Servidoras participam de qualificação em São Paulo

Montes Claros – Serviço Família Acolhedora: Servidoras participam de qualificação em São Paulo

Com o objetivo de fomentar outras estratégias de operacionalização do Serviço Família Acolhedora e discutir sobre parcerias necessárias para a eficiência da execução do serviço em Montes Claros, duas servidoras municipais participaram, nos dias 15 e 16 de setembro, da oficina “Famílias Acolhedoras: a qualidade do serviço no acolhimento de crianças e adolescentes”, realizada pela Associação dos Pesquisadores de Núcleos de Estudos e Pesquisas sobre a Criança e o Adolescente (NECA) em São Paulo-SP. 

Montes Claros - Serviço Família Acolhedora: Servidoras participam de qualificação em São Paulo
Montes Claros – Serviço Família Acolhedora: Servidoras participam de qualificação em São Paulo

A coordenadora do Serviço Família Acolhedora, Suzana Rodrigues Coutinho, e a psicóloga Raíssa Ariany Oliveira Brito Afonso consideraram única a experiência de discutir sobre temas que norteiam a execução do serviço em Montes Claros. “O evento foi de grande importância, pois nos proporcionou a oportunidade de discutir em âmbito nacional o Serviço Família Acolhedora, além de compartilhar experiências com diversas cidades e fortalecer as atividades já realizadas e também buscar estratégias para a captação de mais famílias acolhedoras”, afirmou a coordenadora. 

Para a psicóloga Ariany Oliveira, participar da oficina também possibilitou uma melhor “qualificação, aperfeiçoamento das atividades já realizadas, além de pensar mais estratégias para a execução do serviço e para a captação de mais famílias acolhedoras”, disse. 

O evento, segundo as participantes, contribuiu também para que se possa pensar em outros mecanismos que garantam a efetivação do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) e da Lei 12.010 nas alternativas de acolhimento para Crianças e Adolescentes que necessitem de afastamento temporário de suas famílias de origem. 

AMOR E SOLIDARIEDADE – O Serviço Família Acolhedora em Montes Claros acompanha, atualmente, cinco famílias e está em processo de cadastro de mais cinco interessadas em serem famílias acolhedoras. O serviço está em pleno fortalecimento de suas atividades e vem fazendo uma ampla divulgação do serviço na cidade. 

Família Acolhedora é um serviço de alta complexidade da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que tem o objetivo de cadastrar e capacitar famílias da comunidade para receberem em suas casas, por um período determinado, crianças e adolescentes ou grupo de irmãos em situação de risco que, por algum motivo, necessitam sair de suas casas. A família acolhedora proporciona às crianças e aos adolescentes amparo, aceitação, amor e a possibilidade de convivência familiar e comunitária. 

Para mais informações, entre em contato com a equipe do Serviço Família Acolhedora pelo telefone 3229-1543 ou pelo e-mail:familiacolhedoramoc@gmail.com

Leia Também

Técnicos da Emater-MG participam de capacitação para trabalhos com povos e comunidades tradicionais no Norte de Minas

Técnicos da Emater-MG participam de capacitação para trabalhos com povos e comunidades tradicionais no Norte de Minas

* Por: Jornal Montes Claros - 16 de junho de 2018. Técnicos da Emater-MG participam …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).