Inicio » Montes Claros » Montes Claros – Montes Claros comemora Dia da Árvore com blitz ecológica

Montes Claros – Montes Claros comemora Dia da Árvore com blitz ecológica

Na manhã desta terça-feira, 23, a Secretaria Municipal Adjunta de Meio Ambiente de Montes Claros (Semma) comemorou o Dia da Árvore, ocorrido no último domingo (21). A Coordenadoria de Educação Ambiental e Programas Especiais, juntamente com órgãos parceiros, promoveu uma Blitz Ecológica, que aconteceu das 8 às 11h30, na Avenida José Corrêa Machado, altura do número 900, no Bairro Ibituruna. Na oportunidade, foram distribuídos materiais educativos e aproximadamente 400 mudas de árvores, frutíferas e ornamentais.

Montes Claros - Montes Claros comemora Dia da Árvore com blitz ecológica
Montes ClarosMontes Claros comemora Dia da Árvore com blitz ecológica

Além da Semma, participaram desta ação de educação ambiental os seguintes órgãos parceiros: Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Juventude, Assessoria de Comunicação (Ascom/PMMC), Escola Municipal Vidinha Pires, Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), Polícia Militar Ambiental e Bretas Supermercados.

O secretário de Meio Ambiente, Edvaldo Marques de Araújo, destacou a importância de se promover ações de educação ambiental voltadas para as crianças.

HISTÓRICO

Em 21 de setembro é comemorado, no Brasil, o Dia da Árvore. A data foi escolhida por ser próxima ao início da primavera – a estação em que as flores aparecem em maior quantidade.

Essenciais para a vida, as árvores não só embelezam o planeta, mas também ajudam a manter a umidade do ar. Além disso, diminuem a poluição, porque absorvem o gás carbônico, que é liberado durante a queima de combustíveis fósseis. Produzem oxigênio, mudam a direção dos ventos, firmam o solo das encostas e também das margens dos rios.

No Brasil, a árvore mais antiga é um jequitibá de 3.020 anos, localizado em Santa Rita do Passa Quatro, em São Paulo. Sua copa possui 39 metros de diâmetro, onde vivem tucanos e macacos, entre outros animais.

PRESERVAÇÃO AMBIENTAL

• Cada cidadão pode proteger o verde em seu bairro. Por isso, fique de olho: nenhuma árvore, da área pública ou privada, pode ser abatida sem autorização da Prefeitura. Esta autorização só é concedida se a árvore estiver doente ou for um obstáculo à abertura de avenidas e ruas. Os moradores têm o direito de se opor à derrubada, desde que justifiquem os seus motivos;

• As árvores localizadas às margens de rios, córregos, nascentes, represas, topos de morros, montanhas, serras e áreas em declive são de preservação permanente. Não podem ser cortadas! Ajude a preservá-las;

• Aumente seu conhecimento: fale com pessoas que entendam de jardinagem e descubra como cuidar das plantas;

• Divulgue informações sobre a preservação do verde no jornal da escola, nos murais das empresas, em impressos e também no jornal do seu bairro.


Aviso: nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto, e esperamos que as conversas nos comentários sejam respeitosas e construtivas. O espaços abaixo são destinado para discussões, para debatermos o tema e criticar ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão, de maneira nenhuma, tolerados, e nos damos o direito de excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, calunioso, preconceituoso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem um nome completo e e-mail valido).