Últimas Notícias

Montes Claros – Hospital Dilson Godinho está promovendo ações em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos

A Fundação de Saúde Dilson de Quadros Godinho – Hospital Dilson Godinho, através da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplante (CIHDOTT), está promovendo ações em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos. O objetivo do evento é conscientizar os funcionários sobre a importância da doação e mostrar o desempenho que o hospital conseguiu nos últimos meses para reduzir a lista de pessoas que aguardam doações de órgãos no Estado. Até o mês de agosto deste ano, a instituição captou 33 córneas e um fígado para a Central de Notificação, Captação e Doação de Órgãos e Tecidos (CNCDO) Regional Norte/Nordeste.

Montes Claros - Hospital Dilson Godinho está promovendo ações em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos
Montes Claros – Hospital Dilson Godinho está promovendo ações em comemoração à Semana Nacional de Doação de Órgãos

Segundo Cecília Alencar, enfermeira e coordenadora do CIHDOTT do Hospital Dilson Godinho, a instituição incentiva e qualifica sistematicamente a equipe de enfermagem com o objetivo principal de aumentar, a cada mês, o número de órgãos doados. “A tendência é que nossa equipe aumente esse número de doações, mas manter esse número já vai ser um diferencial para o hospital que contribui sistematicamente para a redução de pessoas que aguardam na lista de doações do Estado”, afirma a enfermeira ao ressaltar que o evento realizado no Hospital Dilson Godinho é de extrema importância para sensibilizar e qualificar ainda mais a equipe de funcionários para a importância da doação de órgãos e tecidos.

A coordenadora do CNCDO – Regional Norte/Nordeste, Sônia Rodrigues da Cruz explica que a identificação de potenciais doadores é feita, principalmente, nos hospitais onde estão internados, através da CIHDOTT e o MG-Transplantes juntamente com a CNCDO da região e parabeniza o Hospital Dilson Godinho e a comissão pelo excelente desempenho demonstrado. “As captações de córnea realizadas pela instituição até o mês de agosto demonstra a potencialidade existente nessa instituição. Tais números representam importante avanço na contribuição do Hospital Dilson Godinho para o processo de doação e transplantes da região Norte de Minas”, frisa a coordenadora.

Ainda segundo Sônia Rodrigues, a potencialidade demonstrada pelo hospital contribui diretamente para que a fila de pessoas que aguardam um transplante de córneas no Estado seja reduzida. “Além de conseguir atender a demanda de nossa região, onde especificamente e obrigatoriamente as córneas captadas aqui sejam transplantadas para pessoas de nossa região, essa grande quantidade de captação realizada pelo Dilson Godinho reduz também a fila de espera no estado. Conseguimos transplantar pacientes da nossa região e caso seja necessário, depois de estudos, essas córneas atendem pessoas de outras regiões”, enfatiza Sônia Rodrigues.