Últimas Notícias

MG – Minas Gerais confirma caso de infecção por febre chikungunya

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou primeiro caso de infecção por febre Chikungunya, doença similar à dengue porém com menor mortalidade e sintomas mais duradouros e intensos, em Matozinhos, na região Central do Estado. A vítima é uma mulher de 48 anos, que se recupera bem da doença e já voltou a trabalhar.

Segundo a SES-MG, os sintomas surgiram no dia 27 de agosto. A vítima chegou a se consultar com médicos particulares e a suspeita de que ela estava com a doença partiu de um médico infectologista de Sete Lagoas, na região Central do Estado. Na manhã desta segunda-feira (13), o diagnóstico foi confirmado.

MG - Minas Gerais confirma caso de infecção por febre chikungunya
MG – Minas Gerais confirma caso de infecção por febre chikungunya

Outros casos

A suspeita da SES-MG é que o vírus tenha chegado a Matozinhos em uma festa, que aconteceu em meados de agosto e teve a participação de pessoas de outros Estados.

Em Minas Gerais, cinco possíveis casos da doença ainda aguardam confirmação, em Belo Horizonte, Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte, Viçosa, na Zona da Mata, Coronel Fabriciano, no Vale do Rio Doce, e Montes Claros, no Norte de Minas.

A doença

A febre chikungunya é uma doença similar à dengue, porém com menor mortalidade e sintomas mais duradouros e intensos. Ela também é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, e vem crescendo em número de ocorrências no país. Já são 214 casos, a maioria deles na Bahia.