Últimas Notícias

Montes Claros – CCZ em guerra contra a Dengue e Chikungunya

A Prefeitura de Montes Claros, através do Centro de Controle de Zoonoses e da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SSU) e Defesa Civil, está realizando intensos trabalhos na prevenção tanto de alagamentos como de acúmulo de água em domicílios, o que ocasiona a proliferação do mosquito causador da dengue e da febre chikungunya. Esta última ainda mais perigosa, pois pode se tornar crônica e causar dores nas juntas por anos seguidos.

Montes Claros - CCZ em guerra contra a Dengue e Chikungunya
Montes Claros – CCZ em guerra contra a Dengue e Chikungunya

A dica de sempre é manter os quintais limpos, não deixar nada que acumule água, receber bem os agentes de saúde e denunciar quando algum vizinho – inclusive quando este estiver viajando – não demonstrar comportamento responsável no que se refere a locais e objetos que podem acumular água. Os telefones para denúncia são (38)3229-3434 ou (38)3229-3370.

AÇÕES – O combate ao mosquito recebeu na tarde de terça-feira, 12 de novembro, reforço de quatro automóveis para atuar na caça ao mosquito. A Vigilância Epidemiológica também recebeu automóvel novo.

Já a Secretaria de Serviços Urbanos e a Defesa Civil continuam com o desassoreamento dos canais, desentupimento de bueiros e outras medidas de contenção de águas pluviais (chuvas), a fim de impedir que ocorram enchentes em locais suscetíveis a este problema. A SSU alerta que a comunidade deve ajudar, não descartando lixo domiciliar de forma irregular. Apenas de um bueiro na Vila Guilhermina foram retirados mais de trezentos quilos de sacolas plásticas e garrafas pet junto ao lixo.