Últimas Notícias

Caso Petrobras – ‘Avisei Graça pessoalmente’, diz ex-gerente da Petrobras

Venina Velosa da Fonseca disse que avisou Graça Foster pessoalmente sobre irregularidades na estatal de que teve conhecimento.

Venina Velosa da Fonseca disse que avisou Graça Foster pessoalmente sobre irregularidades na estatal de que teve conhecimento
Venina Velosa da Fonseca disse que avisou Graça Foster pessoalmente sobre irregularidades na estatal de que teve conhecimento

Em uma entrevista de 20 minutos ao “Fantástico”, da Rede Globo, nesse domingo (21), a ex-gerente de Abastecimento da Petrobras Venina Velosa da Fonseca disse que alertou pessoalmente a presidente da empresa, Graça Foster, sobre irregularidades de que teve conhecimento.

Venina disse que fez o aviso quando Graça, alçada à presidência em 2012, era diretora de Gás e Energia, cargo que ocupou desde 2007. Ela não exibiu prova do aviso.

Na terça (16), a Petrobras negou ter sido omissa e disse que os relatos foram genéricos e que, só neste ano, Fonseca citou irregularidades.

Em outras ocasiões, Graça negou que tenha recebido denúncias de desvios e associou as acusações ao fato de a ex-gerente ter sido responsabilizada por irregularidades.

Venina foi subordinada de Paulo Roberto Costa, ex-diretor de Abastecimento e hoje delator da Lava Jato.

Ela prestou depoimento ao Ministério Público Federal na sexta (19). Na ocasião, segundo seu advogado, exibiu documentos que confirmam que presidente e diretores da estatal sabiam de irregularidades.

Venina convocou outros funcionários da empresa para que denunciem os crimes.

Ela disse ter medo, mas que não cogita recuar.