Os montes-clarenses terão cinco dias de muita dança, música e, principalmente, segurança e conforto, durante a primeira edição da Virada Cultural, que vai acontecer entre os dias 27 e 31 de dezembro, na Lagoa do Interlagos. A realização é da Secretaria Municipal de Cultura.
Nesta quinta-feira, 18, foi realizada uma reunião geral na sede da Prefeitura, para discutir como será montada toda o esquema de segurança para as pessoas que forem ao evento na Lagoa.
Com a previsão da presença de 10 mil pessoas por dia, em média, a discussão em torno da segurança foi debatida por cerca de duas horas. Estavam presentes o chefe de gabinete, Geraldo Edson, o secretário de Cultura, Carlos Muniz, a secretária de Saúde, Ana Paula Nascimento, o secretário de Desenvolvimento Social, Franklin Silveira de Paula, o de Infraestrutura e Serviços Urbanos, Fabiano Oliveira, além do Capitão Hansen, da Polícia Militar, e representantes do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e do Aeroporto (por causa da queima de fogos).
Já a partir desta sexta-feira, todo o entorno da Lagoa passará por vistoria, com limpeza, capina, pintura de meio-fio, além de troca de lâmpadas queimadas.
Cerca de 142 homens estarão trabalhando durante o evento e ninguém poderá vender ou levar garrafas para dentro do espaço reservado aos shows. As barracas lá instaladas serão vistoriadas e, caso se constate venda de alguma bebida em garrafa, elas serão lacradas. O objetivo é evitar possíveis acidentes.
Os espertinhos que se preparem: dentro e fora terá segurança e muita fiscalização, e os mais exaltados serão levados presos. Para a tranquilidade de todos, as portarias terão seguranças com detectores de metal, além de ambulâncias e integrantes do Conselho Tutelar.
Na próxima terça-feira (23), às quatro da tarde, vai acontecer mais uma reunião com todos os envolvidos no evento, para checar se todos os itens foram rigorosamente obedecidos.
E na virada do ano, se preparem para ver 10 minutos de muitos fogos e começar o Ano Novo com muita luz, festa e alegria!
A programação da Virada Cultual prevê, no dia 27, a partir das 20 horas, apresentações de Evolução da Dança Eurico Nobre, Forró Sapeká e Terra Samba. No dia 28, a partir das 19h30, é a vez de Denisar, Ricardo Vianna, Banda Garimpos Rakes e Hachers. Já no dia 29 as atrações serão Grupo Família Atitude, Moda de Viola e Baião Tropical. Dia 30, as apresentações têm início às 19h30 com o Grupo de Dança Fitas, Grupo Trupe da Alegria, Gatinha Assanhada e Buiu e Banda. No dia 31, a partir das 20 horas, Sérgio e Rodrigo, Bárbara Lopes e Raquel Antonini irão animar o Réveillon, que também contará com show de fogos. A previsão é que o evento acabe à 1 da manhã, entre os dias 27 e 30, e às 2 horas, no Réveillon.