Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Educação » Cursos » Cursos – Abertas inscrições para Curso de Doulas na Santa Casa de Montes Claros

Cursos – Abertas inscrições para Curso de Doulas na Santa Casa de Montes Claros

A Santa Casa de Montes Claros está com inscrições abertas para o Curso de Formação de Doulas, com o objetivo de capacitar voluntárias para o acompanhamento das gestantes no período de pré-parto, durante o trabalho de parto e no pós-parto.

As Doulas são voluntárias que se dedicam a ajudar as gestantes em trabalho de parto Crédito foto: Ana Maria Santos Veloso
As Doulas são voluntárias que se dedicam a ajudar as gestantes em trabalho de parto
Crédito foto: Ana Maria Santos Veloso

Na programação do curso, que será realizado na primeira semana do mês de abril, aulas teóricas e práticas, a serem ministradas por equipe multidisciplinar, formada por médicos obstetras, enfermeiras, fisioterapeutas e psicólogos. Após a conclusão, as voluntárias estarão habilitadas para auxiliar o trabalho na sala de parto.

Apoio

A palavra Doula vem do grego e significa “mulher que serve”. Hoje em dia, essa palavra serve para denominar as acompanhantes de parto que oferecem suporte físico, emocional, afetivo e psicológico para as futuras mães.

De acordo com a gerente da maternidade, Leonice Somavila, a Doula é uma acompanhante treinada, que, além do apoio emocional, deve fornecer informações a parturiente sobre o trabalho de parto e o parto, assim como sobre intervenções e procedimentos necessários, para que a mulher possa participar de fato das decisões acerca das condutas a serem tomadas durante esse período.

“Durante a atuação, as Doulas orientam a mulher a adotar posições confortáveis durante as contrações, auxiliam na utilização de técnicas respiratórias, massagens e banhos mornos, além de esclarecer sobre métodos alternativos para alívio da dor e estimular a participação do marido ou companheiro em todo o processo”, ressalta.

A gerente explica ainda que após o parto, ela faz visitas à nova família, oferecendo apoio para o período de pós-parto, especialmente em relação à amamentação e cuidados com o bebê.

Requisitos e inscrições 

Para ser uma Doula, a mulher deve ter idade superior a 40 anos, de preferência já ter passado pela experiência de ser mãe ou avó, ter disponibilidade de tempo, e, sobretudo, vontade de desenvolver trabalho voluntário.

As interessadas podem se inscrever na Gerência de Enfermagem da Santa Casa, de segunda a sexta-feira, no horário de 8h às 16h, ou pelo telefone (38) 3229 2031.

Leia Também

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

De compra pela internet a mesada, veja opções de uso do cartão pré-pago internacional ZenCard MasterCard

* Por: Jornal Montes Claros - 26 de Maio de 2018. De compra pela internet …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *