Casa das Apostas Online Betway

Últimas Notícias

SAIBA MAIS AQUI - FAÇA CLICK

Carnaval 2015 – Álcool x medicamentos: uma combinação perigosa

Com a proximidade do carnaval, Conselho Regional de Farmácia de Minas Gerais alerta sobre os riscos do uso de bebidas alcoólicas associadas aos medicamentos. 

Carnaval 2015 - Álcool x medicamentos: uma combinação perigosa
Carnaval 2015 – Álcool x medicamentos: uma combinação perigosa

No carnaval, o consumo de bebidas alcoólicas aumenta consideravelmente, tornando-se muitas vezes abusivo. Um dos principais problemas relacionados a este consumo é a associação indiscriminada de álcool e medicamentos.

Muitas vezes, as pessoas não percebem uma relação direta entre os efeitos conjuntos da bebida e do medicamento. Mas, tanto o álcool quanto as substâncias que compõem os fármacos precisam ser absorvidas, distribuídas, metabolizadas e excretadas no organismo. Quando administrados simultaneamente, esses processos podem ficar prejudicados. Como o álcool influencia diretamente na absorção de substâncias no estômago, na metabolização do fígado e na excreção pelos rins, o uso de bebidas pode intensificar de maneira perigosa ou diminuir drasticamente a ação do medicamento. O mesmo acontece com os fitoterápicos, que são substâncias de origem natural, porém, comportam-se como medicamentos quando ingeridos.

O tipo de bebida e as características individuais dos medicamentos influenciam diretamente na forma e intensidade das reações. Os efeitos no organismo podem variar de intensidade dependendo do indivíduo e da quantidade ingerida, do horário e do tempo de utilização do medicamento. Pessoas idosas, mulheres e asiáticos podem apresentar características metabólicas um pouco diferenciadas, o que pode potencializar os efeitos do álcool no organismo.

As reações adversas variam desde alterações gastrointestinais, como náuseas e vômitos, ou reações mais intensas como dores de cabeça, palpitações, hipotensão, tontura, taquicardia, convulsões, intoxicação aguda, coma e até a morte.

Em alguns casos, mesmo que a pessoa consuma bebida alcoólica em horário distinto da medicação, existe o risco da ocorrência de reações adversas graves. O mais importante é que o usuário, ao comprar o medicamento, procure a orientação de um farmacêutico para se esclarecer sobre a forma correta e segura de administrá-lo. Na dúvida, é sempre recomendado não beber.

Reações que podem ser provocadas pela associação indevida de álcool e medicamentos:

Álcool + dipirona = potencializa o efeito do álcool

Álcool + paracetamol = intoxicação no fígado

Álcool + antibióticos = aumento do metabolismo e não eficácia do medicamento

Álcool + metronidazol = vômitos, dores de cabeça, hipotensão e intoxicação

Álcool + sibutramina ou anfetaminas = tonturas, confusão mental e intoxicação

Álcool + AAS = aumenta o risco de sangramento do estômago e intestino

Álcool + cetoconazol = vômitos, dores de cabeça, hipotensão e intoxicação

Álcool + calmantes (Ansiolíticos/Benzodiazepínicos)= depresssão do sistema nervoso central, parada respiratória e coma

Álcool + antidiabéticos (insulina e Metformina) = hipotensão aguda e dano no fígado

Álcool + anti-hipertensivos (captopril) = arritimia cardíaca e desmaios

Álcool + antidepressivos (fluoxetina) = diminuição do metabolismo e potencialização do efeito

Aviso

  • • Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas.
  • • Os espaços de comentários em nossos artigos são destinados a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não as pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou e-mail válido)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *