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Carnaval 2015 – Dicas para aproveitar o carnaval com saúde

O Carnaval é uma das datas mais esperadas, época de festa e alegria. Por isso, nada melhor do que aproveitar com responsabilidade, cuidando sempre da saúde. Pensando nisso, a nutricionista Marina Barbosa Braga elaborou uma série de dicas sobre como cuidar da alimentação. Cuide-se bem e boa folia!

Carnaval 2015 - Dicas para aproveitar o carnaval com saúde
Carnaval 2015 – Dicas para aproveitar o carnaval com saúde

De acordo com a nutricionista, fazer refeições leves no carnaval é essencial para manutenção da energia mental e muscular, mas a maioria das pessoas esquece este importante fator e exagera na alimentação e no consumo exagerado de bebida alcoólica, combinação que pode ser catastrófica para o organismo. O ideal é fazer pelos menos as três principais refeições (café, almoço e jantar) e lanches leves nos intervalos.

Ela alerta para que, ao final das festas, pode-se consumir chá de boldo para auxiliar o trabalho do fígado, órgão encarregado da sensação de ressaca. Pode ingeri-lo gelado com folhas de hortelã, ou suco de limão. O limão é bem-vindo em todas as bebidas neste período: rico em vitamina C, que é um antioxidante e ajuda a combater os males causados pela folia.

Principais cuidados com a alimentação durante o Carnaval

– Alimente-se antes de sair de casa, mas evite alimentos muito pesados e gordurosos, pois retardam o processo de digestão, deixando aquela sensação de estufamento. Faça uma refeição baseada em frutas, massas (com molhos leves, como o de tomate), pães e cereais para ter bastante energia durante as festas.

– Beba muito líquido durante a folia, pois é preciso se hidratar corretamente. Além da água, opte também por água de coco, suco de frutas ou então isotônicos para reposição dos minerais perdidos com a transpiração excessiva.

– Nos dias seguintes à festa, procure recuperar as horas de sono perdidas e aproveite para repousar. Além do descanso, é necessário também se alimentar com bastante frutas e legumes, que são alimentos ricos em vitaminas, minerais e fibras, possuem baixo valor calórico e repõem os principais nutrientes eliminados no suor;

– O consumo de bebidas alcoólicas deve ser moderado e nunca com o estômago vazio. Para isso, intercale os drinks com água e petiscos.

– Deve-se ingerir algum alimento pelo menos a cada duas horas de folia. O problema, muitas vezes, é a escolha do alimento.

– Fora de casa, dê preferência a sanduíches leves (sem frituras e condimentos, por exemplo), feitos na hora ou alimentos industrializados, pois assim previne-se o risco de uma intoxicação ou uma toxinfecção alimentar.

– Quanto à higiene, se possível, não consuma os famosos churrasquinhos, cachorros-quentes e frituras: estes alimentos são um carnaval à parte para microrganismos que fazem mal à saúde.

Algumas dicas podem ser valiosas quando for consumir alimentos fora de casa

– Observe as condições de higiene e a limpeza do ambiente/estabelecimento;

– Observe a higiene do vendedor (se ele manuseia o dinheiro e o alimento sem lavar as mãos, por exemplo);

– Não ignore seu olfato: se algo não cheira bem, é porque não deve estar bem.

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