Últimas Notícias

MG – Minas Gerais recebe 26 mil novas doses da vacina tetra viral

MG – Minas Gerais recebe 26 mil novas doses da vacina tetra viral

MG - Minas Gerais recebe 26 mil novas doses da vacina tetra viral
MG – Minas Gerais recebe 26 mil novas doses da vacina tetra viral

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) recebeu 26 mil doses da vacina tetra viral nesta sexta-feira (20), repassadas pelo Ministério da Saúde.

A tetra viral, que previne sarampo, caxumba, catapora e rubéola, é uma das vacinas oferecidas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que tiveram o envio reduzido no início deste ano. Também foi afetada a distribuição de BCG, Dupla Adulto, VERO (Vacina contra raiva) e Febre Amarela.

De acordo com o Ministério da Saúde, a redução no envio aconteceu devido a reformas para reforço da qualidade dos produtos, feitas pelos laboratórios que produzem as doses.

Segundo a SES-MG, a distribuição da tetra viral no Estado está sendo normalizada. A demanda e o fornecimento das vacinas aos municípios é feita mensalmente, segundo órgão. A tetra viral deve ser aplicada aos 15 meses de vida, em dose única, com validade vitalícia.

.

Outras vacinas em falta

O problema no repasse também afetou os estoques de vacinas como a BCG. Segundo a SES-MG, foram solicitadas 220 mil doses da vacina ao Ministério da Saúde. Destas, 51.800 doses foram recebidas no fim de fevereiro e, outras 51.800 doses, têm previsão de entrega até o fim de março.

Em Belo Horizonte, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), são necessárias 21 mil doses da BCG para atender a todos os serviços da Rede SUS, mensalmente. Enquanto a quantidade de doses não é normalizada, a secretaria informou que está tomando medidas para otimizar o estoque disponível, por meio de agendamento nos Centros de Saúde de Belo Horizonte.

Ainda segundo o órgão, o estoque das vacinas Dupla Adulto, VERO e Febre Amarela é suficiente para atender a demanda e, por isso, a redução de doses recebidas pelo município não está afetando o atendimento à população.