Últimas Notícias

MG – Médica do ‘Bando da Degola’ é condenada a 46 anos de prisão

MG – Médica do ‘Bando da Degola’ é condenada a 46 anos de prisão

MG – Médica do ‘Bando da Degola’ é condenada a 46 anos de prisão
MG – Médica do ‘Bando da Degola’ é condenada a 46 anos de prisão

A médica Gabriela Corrêa Ferreira da Costa, de 31 anos, foi condenada na noite desta terça-feira (31) a 46 anos de prisão em regime fechado. Ela respondeu pelo envolvimento na execução dos empresários Rayder Rodrigues e Fabiano Ferreira Moura. A dupla foi assassinada em um apartamento do bairro Sion, região Centro-Sul de Belo Horizonte, em abril de 2010. Gabriela, porém, irá recorrer da sentença em liberdade por ser ré primária.

Gabriela foi acusada pelos crimes de homicídio qualificado, cárcere privado, extorsão, destruição e ocultação de cadáver e também formação de quadrilha. A sessão ocorreu no 2º Tribunal do Júri de BH e foi presidida pelo juiz titular Glauco Eduardo Soares Fernandes.

O promotor Francisco Santiago atuou como representante do Ministério Público. Já a defesa da médica é composta pelos advogados José Arthur Di Spirito Kalil, Frederico Gomes de Almeida Horta e Raphael Silva Pires.

O julgamento teve início às 9h15. Seis mulheres e um homem fizeram parte do conselho de sentença e irão decidir sobre a responsabilidade da médica no crime. No total, oito pessoas foram acusadas pelo crime, sendo que cinco já foram julgadas e condenadas.

Entenda o caso

Segundo a denúncia do Ministério Público, os empresários assassinados, Rayder Rodrigues, de 39 anos, e Fabiano Ferreira Moura, de 36 anos, estavam envolvidos em estelionatos e atividades de contrabando de mercadorias importadas, mantendo em seus nomes várias contas bancárias, nas quais eram movimentadas grandes quantias em dinheiro.
A promotoria alega que o garçom Adrian Gabriel Grigorcea foi o responsável por atrair o genro, Rayder Rodrigues, de 39 anos, ao apartamento de Frederico Costa Flores Carvalho. Frederico é apontado como o líder do Bando da Degola. O dono do imóvel e dois ex-policiais militares, André Bartolomeu e Renato Mozer, amarram e torturam Rayder para conseguir informações sobre contas bancárias das lojas dele.
O sócio de Rayder, Fabiano Ferreira Moura, de 36 anos, também foi levado ao apartamento. Ambos foram assinados no local. As vítimas ainda tiveram os dedos e cabeças cortados, para dificultar a identificação. Os corpos foram jogados em uma estrada em Nova Lima, na Região Metropolitana de BH.
No dia seguinte, de acordo com o MP, os réus se reuniram para limpar a cena do crime e realizar um churrasco no apartamento.
Condenações
Gabriela agora é a sexta envolvida nos homicídios que foram condenados. O líder do bando, Frederico Flores, foi julgado em setembro de 2013 e sentenciado a 23 anos de reclusão por homicídio qualificado, sequestro e cárcere privado, extorsão, destruição e ocultação de cadáveres e formação de quadrilha.
O ex-policial militar Renato Mozer e o estudante Arlindo Soares Lobo também já foram condenados a penas de 59 e 44 anos de prisão, respectivamente. O garçom norte-americano Adrian Gabriel Grigorcea foi condenado, em 14 de julho de 2014, a 30 anos de prisão por dois homicídios triplamente qualificados e formação de quadrilha.
O pastor Sidney Eduardo Benjamim foi julgado em setembro do ano passado e sentenciado a três anos de reclusão em regime aberto.