Últimas Notícias

Montes Claros – Programa ‘Família Acolhedora’ renova a esperança para uma nova vida

Um dos principais programas desenvolvidos pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS –  é o Família Acolhedora. Ele consiste no acolhimento de crianças que por algum motivo tiveram de ser retiradas dos pais e estão passando por processo de adoção. Enquanto os tramites judiciais não são concluídos e uma nova família não é selecionada, essas crianças ficam sob a guarda temporária de uma família participante do programa.

A dona de casa Bárbara Almeire Veloso é uma das que cuidam temporariamente de uma criança.
A dona de casa Bárbara Almeire Veloso é uma das que cuidam temporariamente de uma criança.

A família de acolhimento representa a possibilidade de continuidade da convivência familiar em ambiente sadio para a criança e adolescente. Atualmente em Montes Claros existem dez famílias com esta missão. Elas são escolhidas após um cadastro onde é manifestada a vontade de acolher os menores. Para a missão, é concedida uma ajuda de custo de meio salário mínimo.

Bárbara Almeire Veloso é uma das que cuidam temporariamente de uma criança. Ela já está há quase um ano com o um bebê que foi abandonado pela mãe e cujo processo de adoção já teve início. Até que ele vá para uma família definitiva, dona Bárbara manterá os cuidados, como já fez com outras 104 crianças em uma Organização Não Governamental que mantinha na cidade de Betim. Há pouco mais de um ano em Montes Claros, ela explica que pretende continuar os serviços aqui na cidade. “Eu sou serva, nasci ajudar. O Família Acolhedora está me possibilitando uma experiência incrível. Já cuidei de muitas crianças e ainda tenho força para cuidar outras”, conta.

Mais informações sobre o programa Família Acolhedora podem ser obtidas pelo telefone: 3229-1543/3221-1796. Ou ainda pelo e-mail: [email protected]hotmail.com.