Adesão da Unimontes ao Sisu: estudantes devem ficar atentos para inscrições ao Enem
A Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes) iniciou os trabalhos efetivos para adesão ao Sistema de Seleção Unificada – Sisu –, do Ministério da Educação (MEC), o que determinará o ingresso nos seus cursos de graduação a partir do primeiro semestre de 2016. As ações são desenvolvidas por um grupo de trabalho instituído por intermédio de portaria assinada pelo reitor da Unimontes, professor João dos Reis Canela.
Quando a Unimontes aderir ao Sistema, o Sisu substituirá o antigo vestibular, com a seleção para os cursos de graduação sendo feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A presidente do grupo de trabalho e pró-reitora adjunta de Ensino, professora Francely Aparecida dos Santos, lembra que este procedimento de adesão não interfere na realização do 2º Processo Seletivo/2015, cujas provas serão aplicadas em 28 de junho. Neste vestibular de meio de ano, serão preenchidas 719 vagas em 30 cursos pelo sistema tradicional e as inscrições podem ser feitas até oito (8) de maio, somente pela internet (www.cotec.unimontes.br).
ENEM
Por outro lado, a pró-reitora adjunta ressalta que, diante da possibilidade de adesão da Unimontes ao Sisu, o candidato interessado deverá obrigatoriamente fazer parte do Enem/2015, cujas inscrições começam em maio e as provas deverão ser aplicadas em novembro – o calendário ainda será divulgado pelo Ministério da Educação.
“É preciso que os estudantes fiquem atentos, pois, para se inscreverem no Sisu no primeiro semestre de 2016, todos deverão participar das provas do Enem/2015”, observa.
PAES – A professora Francely dos Santos esclarece que a adesão ao Sisu não vai implicar em nenhuma mudança no Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES), que está mantido normalmente, sob coordenação da Comissão Técnica de Concursos (Cotec). Outro aspecto observado é que os cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.
PRAZO
A presidente do grupo de trabalho informa que a Unimontes terá de encaminhar comunicado oficial ao MEC até setembro, como forma de efetivar a adesão ao Sisu. Dando continuidade às ações, as notas e pesos de cada curso da Unimontes no Sistema de Seleção Unificado do MEC já foram discutidos no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepex).
FIQUE LIGADO
Adesão ao Sisu pela Unimontes
Quando vai acontecer: prevista para o primeiro semestre de 2016
O que muda: Se a proposta da Unimontes for aprovada pelo MEC, o Sisu substituirá o antigo vestibular. A seleção de candidatos para o ingresso nos cursos de graduação passa a feita a partir das notas obtidas no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Inscrição ao ENEM – Para concorrerem ao Sisu no primeiro semestre de 2016, os candidatos deverão participar das provas do Enem/2015, cujas inscrições deverão iniciar em maio.
2º Processo Seletivo da Unimontes – inalterado; provas no sistema tradicional. As inscrições poderão ser feitas até 8 de maio, pela internet (www.cotec.unimontes.br).
Não sofre nenhuma mudança – Programa de Avaliação Seriada para o Acesso ao Ensino Superior (PAES) é mantido normalmente. Cursos de educação a distância e os cursos com provas de habilitação específica, como de Artes Música, não podem ser inseridos no Sisu.