Últimas Notícias

Saúde – Feixes de radiação fazem as vezes do bisturi

Saúde – Feixes de radiação fazem as vezes do bisturi

Saúde - Feixes de radiação fazem as vezes do bisturi
Saúde – Feixes de radiação fazem as vezes do bisturi

Até pouco tempo atrás, tumores e outras lesões localizadas no sistema nervoso, só eram possíveis serem operadas através de cirurgia convencional. Atualmente, esse procedimento pode ser substituído pela Radiocirurgia, que consiste em uma avançada tecnologia na qual é aplicada, com muita segurança e precisão, uma alta dose de radiação no local em questão.

A radioterapeuta Lucianne Maia, coordenadora do serviço oferecido tanto pelo Sistema Único de Saúde (SUS), quanto particular pela Radialis, explica que, além de proporcionar mais conforto e tranquilidade ao paciente, a técnica permite atingir a lesão sem afetar tecidos saudáveis.

“Realizamos recentemente uma radiocirurgia de um tumor na glândula da hipófise. Graças à exatidão da técnica, o procedimento, que utiliza um sistema de localização do alvo através de imagens realizadas em tempo real no momento da entrega da dose (IGRT), possibilita ao paciente que ele volte a sua rotina no mês dia da aplicação da radiação”, diz.

O tratamento, no caso de controle de tumores da hipófise, que na maioria das vezes é aplicado em uma única sessão, visa impedir a progressão tumoral com compressão dos nervos ópticos ou quiasma e corrigir o excesso de produção de hormônios.