Últimas Notícias

Saúde – Queda de temperatura favorece a transmissão de doenças respiratórias

Saúde - Queda de temperatura favorece a transmissão de doenças respiratórias
Saúde – Queda de temperatura favorece a transmissão de doenças respiratórias

Nesta época do ano em que as temperaturas caem e o ar fica mais seco, é importante se atentar para os cuidados necessários para prevenir a transmissão dos vírus causadores de doenças respiratórias, especialmente os da gripe.

.

Como explica a coordenadora estadual de Doenças e Agravos Transmissíveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), Janaína Fonseca Almeida, a ocorrência de gripe e demais doenças respiratórias é maior nos meses de outono e inverno, quando a temperatura climática diminui. “A sazonalidade do vírus Influenza (causador da gripe) tem início em meados de abril e perdura até o final de julho. Em 2014, a maior parte dos óbitos foi detectada nos meses de abril e maio, com ocorrência importante também em junho e início de julho”, alerta.

A gripe é uma doença infecciosa causada pelo vírus Influenza A, B e C, que acomete as vias respiratórias. Os tipos A e B sofrem frequentes mutações e são responsáveis pelas epidemias sazonais, também por doenças respiratórias com duração de quatro a seis semanas e que, frequentemente, são associadas com o aumento das taxas de hospitalização e morte por pneumonia.

A vacina contra a gripe é a maneira mais eficaz de evitar complicações e internações causadas pela doença. Além disso, é segura e só não é recomendada para quem tem alergia severa a ovo de galinha e derivados.