Últimas Notícias

MG – O mês de junho deve ser gelado em Minas Gerais

Temperaturas amenas, dias e noites mais frios e pancadas de chuva isoladas farão parte do cenário previsto pela meteorologia para o mês que começa nesta segunda-feira. A expectativa para os primeiros dias de junho, é que uma nova frente fria, originária do Sul do país, contribua para queda nos termômetros.

MG - O mês de junho deve ser gelado em Minas Gerais
MG – O mês de junho deve ser gelado em Minas Gerais

Da próxima quarta-feira até o fim da semana que vem, a mínima deve ficar em 12°C nas madrugadas e início das manhãs. “Será um mês de temperaturas amenas. Além do frio, teremos chuvas isoladas, um fenômeno pouco comum para essa época do ano”, explica o meteorologista Luiz Ladeia, do 5º Distrito do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

 

.

Chuva

Nesta sexta-feira (29), os belo-horizontinos foram surpreendidos por chuva e baixas temperaturas ao longo do dia. O fenômeno, de acordo com Ladeia, faz parte do resfriamento da atmosfera. “Esse fenômeno é gradativo e, aliado às altas temperaturas, deixaram o clima propício para o resfriamento”.

Além de Belo Horizonte, as precipitações ocorreram nas regiões Central, Leste, Triângulo Mineiro e Zona da Mata. Destaque para a cidade de Conceição do Mato Dentro (Central), onde choveu 46,4 milímetros.

Segundo o meteorologista, o mês de maio termina com precipitações acima da média. A previsão era de 27,8 mm e a conta chegou aos 95,5 mm. “Isso não quer dizer que as chuvas foram abundantes, mas sim ocorreram espaçadamente e atípicas para o período”, descreve.

Neste fim de semana, a chuva dará uma trégua, mas o frio irá continuar em Minas. “Para o Sul do Estado, a previsão é de mínima de 5ºC. Na capital, os registros serão de mínima de 12ºC e máximas de 24°C”.