Publicidade FENICS 2108 - RESERVE JÁ,JÁ, SEU STAND!  

PUBLICIDADE

COPASA - MONTES CLAROS
Inicio » Mais Seções » Tecnologia » Metade dos brasileiros não tem acesso próprio à internet

Metade dos brasileiros não tem acesso próprio à internet

Custo afasta 97 milhões de pessoas da rede e 44% com computador não conseguem pagar por serviço.

Metade dos brasileiros não tem acesso próprio à internet
Metade dos brasileiros não tem acesso próprio à internet

.

Para muitos, é impensável viver os tempos de hoje sem estar conectado à internet. Além do acesso a informações de qualquer lugar do mundo em tempo real, a rede expandiu a comunicação e criou novas formas de relacionar-se. É ferramenta fundamental de trabalho, estudo e de serviços essenciais, sendo que, nos dias atuais, quase tudo pode ser resolvido virtualmente. O preocupante é saber que uma imensidão de brasileiros, o equivalente a metade da população, ainda não tem acesso à internet. Dados do Ibope Media de 2013, os números mais recentes existentes, indicam que 97 milhões de brasileiros não têm acesso próprio à internet, seja em casa ou pelo celular particular.

.

E como vivem essas pessoas? Sem informação, como atestam as irmãs adolescentes Josiane Dias, 15, e Regiane Dias, 13, que moram em uma pequena casa na Vila Barraginha, em Contagem, junto com os pais e mais três irmãos. A família pobre é mais uma entre milhões que estão longe das novidades e facilidades oferecidas pela rede. Em Minas, apenas 33,5% dos domicílios com computador estão conectados, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE), cujos dados são de 2013.

O que ainda freia a capacidade de garantir que os serviços cheguem à população é o custo, já que a internet no país é uma das mais caras do mundo, como assegurou o especialista em ciência da computação da UFMG Daniel Fernandes Macedo. “Há serviços que quase só podem ser feitos com internet, como a declaração do Imposto de Renda, agendamentos médicos e inscrições em programas educacionais do governo”, afirmou o professor. “Pois eu uso o 102”, avisou a comerciante Olívia de Oliveira Chagas, 60, ao explicar como descobre telefones, endereços e outros serviços sem a busca pela internet.

.

Estudos da União Internacional de Telecomunicações (UIT) indicam que, no Brasil, o custo da internet para a população mais carente é 20 vezes o peso que o mesmo serviço representa para os mais ricos. E 44% das pessoas que têm computador em casa não conseguem pagar uma assinatura para ter internet. Na era em que as redes sociais imperam entre os internautas, Regiane e Josiane vivem alheias. O fato de não terem esse serviço nem é o mais grave para as estudantes da Escola Estadual Deputado Cláudio Pinheiro. “O problema mesmo é fazer trabalhos. Quando minha mãe tem dinheiro, vamos à lan house. Se não tem, copiamos ou não fazemos”. Segundo elas, a escola possui computadores com internet, mas só podem ser usados por funcionários.

E quando questionadas sobre como se inscreverão no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que só pode ser feito pela internet, dizem juntas: “Sei como não!”

Leia Também

Saiba como comprar passagens aéreas por R$ 135 de Montes Claros para BH e por R$ 249 nos voos de São Paulo

* Por: da redação - 25 de Maio de 2018. Saiba como comprar passagens aéreas …

Aviso: Nossos editores/colunistas estão expressando suas opiniões sobre o tema proposto e esperamos que as conversas nos comentários de artigos do JORNAL MONTES CLAROS sejam respeitosas e construtivas. O espaço de comentários em nossos artigos é destinado a discussões, debates sobre o tema e críticas de ideias, não às pessoas por trás delas. Ataques pessoais não serão tolerados de maneira nenhuma e nos damos ao direito de ocultar/excluir qualquer comentário ofensivo, difamatório, preconceituoso, calunioso ou de alguma forma prejudicial a terceiros, assim como textos de caráter promocional e comentários anônimos (sem nome completo e/ou email válido).



Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *